Empresa garante que tem adotado rigoroso protocolo de segurança para evitar casos de coronavírus - Arquivo/FN

Nesta terça-feira, dia 25, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública contra a unidade da JBS Aves (Frangosul) de Montenegro. O MPT solicita que a Justiça do Trabalho afaste do frigorífico, sem prejuízo da remuneração, todos os seus empregados e trabalhadores terceirizados. Também pede que, no quinto dia de afastamento, a empresa realiza triagem médica para verificar atual situação de saúde dos funcionários, além de aplicar testes para identificação de Covid-19.

O pedido do MPT é para que todos os empregados permaneçam em isolamento social até a finalização do procedimento. A pena de multa diária pleiteada é de 50 mil reais por item descumprido e por trabalhador não afastado das atividades. É a sétima ação ajuizada contra a JBS no Estado desde o início da pandemia. Conforme o MPT, atualmente existem 36 casos confirmados de coronavírus e 301 funcionários com sintomas que não teriam sido submetidos a exames. E ocorreu ainda o falecimento de um gerente de produção, diagnosticado com Covid-19. Para o Ministério Público do Trabalho, a empresa não estaria cumprindo integralmente as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, tampouco as recomendadas em seus próprios protocolos de prevenção.

A reportagem fez contato com a assessoria de comunicação da JBS, que encaminhou manifestação: “A JBS ainda não foi notificada sobre a ação. A Companhia reitera que a saúde dos colaboradores é sua prioridade absoluta e implementou um robusto protocolo para prevenção contra a Covid-19 em suas unidades. As medidas adotadas pela empresa estão em conformidade com a Portaria interministerial nr. 19, de 18 de junho de 2020 (Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia) e seguem as orientações de médicos infectologistas especializados e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein. Saiba mais sobre as medidas adotadas pela JBS no link: https://jbs.com.br/medidasdeprotecao”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here