Só tem luz na rua e no circo porque tem gerador. O resto é escuridão total Guilherme Baptista/FN

O furto de fios seria a causa da falta de energia elétrica no Parque Centenário. “Isso teria gerado a sobrecarga”, afirma o prefeito Kadu Müller, garantindo que o problema deverá ser solucionado ainda nesta semana e a luz deve voltar ao parque nos próximos dias. Ainda na segunda-feira passada o prefeito assinou a compra de materiais para os reparos necessários. “Deveremos instalar câmeras de videomonitoramento no parque”, informa Kadu, entendendo que a vigilância por filmadoras garantirá mais segurança para os freqüentadores e também para preservar o patrimônio público. Ele cita que também serão construídos novos banheiros e realizadas as melhorias para que os dois ginásios – Azulão e Domingão, voltem a ficar à disposição da comunidade para a prática de esportes.

Na manhã da última sexta-feira, dia 16, funcionários da empresa RGE Sul estiveram, juntamente com servidores do setor de Elétrica da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, no Parque Centenário. A concessionária informou na última semana que, após os reparos, fará uma vistoria e, estando tudo dentro das normas exigidas, fará a religação da luz.

Dentro do parque está tudo escuro e RGE Sul informou que só religará a luz após os reparos
– Guilherme Baptista/FN

Por enquanto o Parque Centenário continua sem luz. A Defesa Civil e a Guarda Municipal, que tem suas sedes dentro do Parque, estão com gerador para pelo menos terem algumas lâmpadas ligadas. Já a Biblioteca Pública, que fica no antigo restaurante do parque, está sem luz, com lâmpadas e computadores desligados. Nestes últimos dias ainda tinha algumas lâmpadas acesas no parque porque o circo Pantanal, que está montado no interior do Centenário, conta com gerador próprio e instalou uma rede de iluminação no acesso até o local dos espetáculos. Mas no restante do espaço do parque a escuridão é total, o que preocupa até na questão da segurança. Pessoas que costumavam correr ou dar caminhadas na pista atlética estão indo embora mais cedo, logo ao anoitecer.

O setor de elétrica da Prefeitura está realizando alguns ajustes, como trabalho de aterramento da fiação, isolamento e podas de árvores que estão perto de fios. Além disto, está em andamento a reformulação do projeto elétrico do Parque Centenário, que é uma ação da Administração Municipal. Esse movimento segue em análise na RGE Sul. Com recursos próprios, o projeto elétrico tem um investimento de R$ 9 mil e contempla toda extensão do parque. O projeto, elaborado por uma empresa contratada pela prefeitura, está passando por ajustes. Após o recebimento das correções, a RGE Sul tem o prazo máximo de 60 dias para aprovação final. Mas antes disso, possivelmente ainda nesta semana, a expectativa é de que os reparos realizados já permitam que o Centenário volte a ter luz.

Deixe seu comentário