João Pedro, de 6 anos, não consegue movimentar os braços e precisa de recursos para cirurgia - Reprodução/FN

Cheio de energia, o pequeno João Pedro Greff dos Santos, de 6 anos, adora falar e diz que torce para os dois times – Grêmio e Inter. Assim contenta o pai gremista e o avô colorado. Mas João Pedro e seus familiares têm um sonho: realizar a cirurgia para que possa movimentar os seus braços.

Morador do bairro Aeroclube, em Montenegro, João Pedro sofre de uma síndrome rara chamada Artogripose Múltipla congênita. Em razão de um problema muscular, o garoto não tem movimentação nos cotovelos. A síndrome compromete grande parte da musculatura dos membros superiores, impedindo a movimentação dos braços e gerando um problema nas mãos.

João Pedro é um pequeno guerreiro. O menino nasceu prematuro e com sopro no coração. Enfrentou vários problemas de saúde que impediram que fizesse a cirurgia nos braços antes. Mesmo que a cirurgia não garanta total movimentação, a esperança é que possa pelo menos dobrar os braços e com isso realizar algumas atividades que hoje não consegue, como comer e escrever. “Quero poder comer pão com mumu”, diz João Pedro, sorrindo e agradecendo a todos que puderem ajudar.

Conforme a mãe, Fernanda Greff, 24 anos, e a avó, Mara, a família já esperou por mais de 5 anos por cirurgia pelo SUS. “Continuamos aguardando, mas não tem previsão”, lamenta. Por isso iniciou uma campanha para que possa ser realizada a cirurgia na clínica Iot, em Passo Fundo. Segundo exames, poderá se fazer a cirurgia de um lado. E dependendo do resultado, poderá depois fazer também do outro. Mas para isso precisa da ajuda da comunidade. Só o aparelho que será colocado custa R$ 22.200. Com mais o tratamento, o custo total gira em torno de R$ 50 mil.

Como ajudar

Vakinha online
Contas no Banrisul e Caixa Federal

A cirurgia já está marcada. Será no dia 20 de março. Por isso a família e amigos do menino estão mobilizados através da campanha #Somos todos João Pedro. Várias ações estão programadas visando arrecadar recursos para a campanha.

No dia 16 de dezembro vai ocorrer um galeto, com venda de meio-frango na Hotelaria Andrade, na localidade de Faxinal. Também duas rifas, com sorteio de um cavalo que João Pedro ganhou, e de outros prêmios. “Tomara que eu ganhe a potra. Adoro cavalo e égua. Adoro andar e laçar”, diz João Pedro. Deverão ser realizados ainda bingo e pedágio. Doações podem também ser realizadas através do site Vakinha online na internet, em benefício de João Pedro Greff dos Santos, e em contas bancárias nas agências da Caixa Federal e do Banrisul. Mais informações na página Somos Todos João Pedro no facebook ou pelos telefones 996199832 (Fernanda) ou 997893767 (Mara).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here