Professores, funcionários e integrantes dos CPMs e conselhos escolares são convidados a participar - Crédito: Escola Cinco de Maio/Reprodução

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, por volta das 7h30, as equipes diretivas das 19 escolas municipais com mais de cinco professores e funcionários receberão os links do Google Formulário para participação na indicação dos futuros diretores. A ação, coordenada pela futura secretária municipal de Educação, Ciglia da Silveira, é o primeiro passo de um processo que visa democratizar os ambientes de ensino. A iniciativa tem o aval dos atuais dirigentes da Smec.

De acordo com o professor Tiago de Vargas, futuro diretor do Departamento de Educação, os links serão repassados, pelas atuais direções, a todos os mestres e servidores de cada escola, assim como aos pais de alunos que compõem os CPMs e conselhos escolares. Para isso, serão usadas as redes oficiais de cada estabelecimento. Ao abrir o arquivo, será preciso indicar o nome da pessoa – entre os professores e integrantes das equipes de apoio pedagógico – que acredita ser o melhor para dirigir a instituição. Os três mais citados farão parte de uma lista tríplice, da qual será escolhido um pelo futuro prefeito Gustavo Zanatta.
Os próximos diretores serão nomeados logo nos primeiros dias de janeiro, já que serão responsáveis pelas providências relativas à organização das escolas para o ano letivo de 2021. O processo de escolha, cuja participação requer apenas acesso à internet, segue até terça-feira, quando ocorre a apuração dos resultados. Os mandatos terão duração de até um ano, período no qual serão estabelecidas novas regras, permitindo participação mais abrangente dos pais, prejudicada neste momento pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A adesão ao processo não é obrigatória, mas encorajada em virtude da relevância da escolha para o futuro das instituições. Os atuais diretores também podem receber indicações. Nas escolas com menos de cinco servidores, a escolha será feita diretamente pelo prefeito, ouvindo a equipe da Smec.

Escolas em que ocorrerá o processo

No Ensino Fundamental
– EMEF Adolfo Schüler
– EMEF Ana Beatriz Lemos
– EMEF Bairro São Paulo
– EMEF Carlos Frederico Schubert
– EMEF Cinco de Maio
– EMEF Dona Clara Camarão
– EMEF Dr. Walter Belian
– EMEF Etelvino de Araújo Cruz
– EMEF José Pedro Steigleder
– EMEF Lena Pithan
– EMEF Pedro João Müller
– EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira

Na Educação Infantil
– EMEI Adenillo Edgar Rübenich – Tio Riba
– EMEI Dr. José Flores Cruz
– EMEI Emma Ramos de Moraes
– EMEI Esperança
– EMEI Gente Miúda
– EMEI Professora Maria Laurinda Leindecker
– EMEI Santo Antônio

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here