Pronto Atendimento funciona 24 horas, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados - Guilherme Baptista/FN

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, foi inaugurado o Pronto Atendimento 24 horas na Secretaria Municipal de Saúde (Assistência), no bairro Timbaúva, em Montenegro.

Com atendimento exclusivamente voltado para moradores de Montenegro, o PA 24H é composto por sala de espera, acolhimento, consultórios médico e ginecológico, salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, preparo de medicação e aplicação, sala de emergência, observação e esterilização de materiais. O atendimento vai ocorrer 24 horas por dia, todos os dias, inclusive de noite, finais de semana e feriados. E com isso deverá desafogar o plantão do Hospital Montenegro (HM), que só deve ser procurado em casos graves, de urgência e emergência.

Inauguração foi na manhã de hoje
– Guilherme Baptista/FN

“Hoje começa uma nova fase para a saúde de Montenegro”, destacou a secretária municipal de saúde, Cristina Reinheimer, sobre o desafio de implantar um plantão médico 24 horas municipal. Já o prefeito Kadu Müller lamentou os atrasos nos repasses para saúde, que somando o município e o Hospital Montenegro, passam de 12 milhões de reais por parte do Estado. Com isso, o município deixa de investir em outras melhorias para garantir um bom atendimento médico. E o mesmo ocorre com o hospital, que tem dificuldades em manter o pronto atendimento. “Sim, eu acredito que o pronto atendimento aqui na Secretaria da Saúde vai dar certo”, concluiu Kadu.

O ato de abertura contou com a presença de várias autoridades, incluindo secretários municipais, vereadores, bispo, padre, ex-prefeito Ubirajara Rezende Mattana, funcionários e comunidade, além das apresentações da Fundarte e da banda da Escola José Pedro Steigleder.

Inauguração teve grande participação
– Guilherme Baptista/FN

Procurar o PA

Gripe, tosse, febre, dores em geral, mal estar, vômito e pequenas suturas são exemplos de situações atendidas pelo Pronto Atendimento 24 horas, que está localizado na Secretaria da Saúde, na rua Campos Neto, 177, na Timbaúva. Atendimentos de urgência e emergência permanecem no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, devem acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é porta aberta para urgências e emergências.

Estrutura do Pronto Atendimento foi montada na Assistência
– Guilherme Baptista/FN

Além das situações consideradas não urgentes, o objetivo do PA é atender situações imprevistas que envolvam a saúde da pessoa, essencialmente após o período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PA atenderá a demanda espontânea, levando em conta a classificação de risco. Portanto, durante o dia os pacientes de casos menos graves podem procurar os postos de saúde. E de noite, finais de semana e feriados, se dirigirem ao pronto atendimento da Timbaúva.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here