Placa da certificação foi descerrada num reconhecimento com Centro de Escelência em Cirurgia Bariátrica Reprodução/FN

Seguindo a missão de manter o espírito de inovação e pioneirismo na área da saúde, o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) se qualifica como o primeiro hospital Unimed do Brasil a ter um Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica acreditado internacionalmente pela Surgical Review Corporation (SRC). A entidade é um órgão certificador com sede na Carolina do Norte, nos Estados Unidos (EUA). O anúncio oficial da conquista aconteceu no último dia 13 de dezembro no anfiteatro do Hospital Unimed, em Montenegro. A designação é um selo que atesta que o conjunto de práticas administrativas e assistenciais oferecidas pela instituição é adequado e está alinhado às mais recentes regulações de boas práticas no tratamento do paciente portador de obesidade.

De acordo com o cirurgião e responsável pela equipe multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica, doutor Cácio Wietzycoski, esta conquista, coloca o Hospital Unimed Vale do Caí junto a um seleto grupo de apenas cinco hospitais no estado que possuem este título. “Isto demostra o comprometimento do HUVC com a qualidade no atendimento, comprovando a eficiência e do cuidado ao paciente em todos os sentidos”, disse. “O engajamento de todos foi fundamental para este sucesso”, agradeceu.

Em seu discurso, o presidente da Unimed Vale do Caí, doutor Everton Bochi, lembrou a história de sucesso da cooperativa e a busca constante pela excelência. “Todas essas certificações que recebemos, mostram que estamos no caminho certo”, destacou. Bochi também elogiou o empenho e dedicação da equipe da Cirurgia Bariátrica na obtenção deste reconhecimento. “Buscaram algo inédito, graças a visão, capacidade e persistência de vocês”, finalizou.

Mais certificados

Além da certificação do hospital, o doutor Cácio Wietzycoski também recebeu o título de Cirurgião de Excelência pelo SRC e o CEMTrOM – Centro Especializado Multiprofissional para o Tratamento da Obesidade e Metabolismo também foi avaliado e certificado internacionalmente. Demais membros da equipe: Aline D’Ávila (endocrinologista), Patrícia Cruz (psicóloga), Cristina de Oliveira Bier (enfermeira), Carolina Rabello Drummond e Grasiane Izidorio Garbelloto (nutricionistas), também receberam o título de “Bariatric Care Specialist” – especialista em cuidado bariátrico. Este título é concedido após criteriosa avaliação do profissional quanto à sua formação, experiência e comprometimento com o cuidado de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e é o mais importante reconhecimento internacional aos membros da equipe multidisciplinar.

Recentemente, o Hospital Unimed Vale do Caí também conquistou o certificado de Acreditação Hospitalar, fornecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil. O reconhecimento é concedido a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

485 cirurgias bariátricas

A cirurgia bariátrica reúne um conjunto de técnicas de diminuição do estômago para a redução do peso.

Em 2011 tiveram início os atendimentos clínicos aos pacientes portadores de obesidade de Montenegro e região que tinham indicação de realizar a cirurgia bariátrica. Após a formação da equipe multidisciplinar, com diversos profissionais, e o preparo adequado dos primeiros pacientes, no início de 2012 foi realizada a primeira cirurgia bariátrica da região, no Hospital Unimed Vale do Caí.

No total já foram aproximadamente 485 cirurgias bariátricas realizadas e em torno de 60 balões gástricos implantados para tratamento da obesidade. A equipe é pioneira no uso do balão gástrico ajustável no Estado. “Realizamos procedimentos com alto nível de segurança, ótimos resultados e atendimento completo e de excelência”, conclui o doutor Cácio Wietzycoski.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here