Oftalmologia encerra no Hospital Montenegro em 31 de agosto e referência passa a ser o hospital de Portão Arquivo/FN

Após mais de cinco anos de atendimento em Oftalmologia, a partir do final deste mês de agosto o Hospital Montenegro não irá mais prestar o serviço. O comunicado já foi feito através da página do HM no facebook, informando que, devido a Secretaria Estadual de Saúde ter transferido a referência para atendimento do serviço especializado de Oftalmologia para o Hospital de Portão, os serviços prestados no Hospital Montenegro encerram-se no próximo dia 31 de agosto.

A Oftalmologia é a especialidade da medicina que trata das doenças relacionadas aos olhos. Os pacientes agora devem ser encaminhados para o Hospital de Portão, onde foi montado um serviço de referência, como em tratamentos de catarata, glaucoma e necessidade de transplante. “Tínhamos um atendimento muito restrito”, diz o diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira. Mesmo assim, cerca de 300 a 400 pacientes buscavam o atendimento por mês.

A maior dificuldade para o Hospital Montenegro, que atendem gratuitamente 100% SUS, são os cortes e atrasos nos repasses de recursos. “Tínhamos que complementar o serviço com recursos”, explica Batista. O encerramento da Oftalmologia no HM já foi comunicado aos representantes dos municípios da região. O serviço só pode retornar, segundo o diretor, caso ocorra uma mobilização dos municípios, garantindo os recursos para que a Oftalmologia possa funcionar. Segundo Batista, os demais serviços do Hospital Montenegro continuam funcionando normalmente, apesar da redução de verbas e atraso nos repasses.

Deixe seu comentário