Demais municípios do Vale do Caí, que não tiveram óbitos e internações nos últimos 14 dias, poderão permanecer na bandeira laranja Reprodução/FN

A Prefeitura de Montenegro confirmou ontem, quarta-feira, dia 27, mais um caso de coronavírus no município. Com isso chega a 59 casos positivos de Covid-19. Desse total de confirmados, foi registrado o óbito de uma idosa de 76 anos que estava internada para cirurgia em Porto Alegre. Outras 23 pessoas já são consideradas recuperadas e 35 seguem em recuperação. Todos os casos foram testados por PCR (secreção nasofaringe) ou teste rápido.

Desde a última semana, o Ministério da Saúde ampliou o critério para aplicação dos testes rápidos. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde aumentou as testagens, incluindo, por exemplo, pacientes acima de 50 anos com sintomas gripais. Com isso tem aumentado o número de casos confirmados no município. Foi feito também um trabalho junto a comunidade indígena, com casos positivos ficando em isolamento. Com a aplicação dos testes, 273 casos suspeitos foram descartados.

O importante é que é baixa a ocupação de leitos hospitalares em Montenegro em razão do coronavírus e todos os casos confirmados que foram internados já estão recuperados. No hospital Unimed 14 pacientes que tiveram Covid-19, inclusive que estiveram no CTI em estado grave, já estão recuperados. No momento não tem nenhum caso confirmado que esteja internado. Apenas três casos suspeitos, que aguardam resultado de exames, estão em internação. Já no Hospital Montenegro não tem nenhum atualmente paciente internado com confirmação ou suspeita de coronavírus, sendo que todos que passaram pelo HM com a doença já foram recuperados.

Com a queda na temperatura e a proximidade do inverno, a preocupação é com o aumento na ocupação de leitos em razão não só por Covid-19, mas por outros problemas de saúde. Por isso a população deve continuar se prevenindo, procurando ficar em casa e se for necessário sair deve usar máscara e adotar medidas como de distanciamento, higiene e limpeza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here