Montenegro deverá ter a maior festa de São João do sul do Brasil. E a primeira edição já vai ocorrer no próximo mês de junho, com grandes atrações, incluindo shows nacionais. Serão quatro dias de muitas atividades no Parque Centenário, entre 23 e 24 de junho, com entrada franca.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, dia 11, na Estação da Cultura, foram divulgados os detalhes do evento e também a programação. A Festa São João do Montenegro terá várias atrações artísticas e culturais. E tudo sem custos para o município, que entrará apenas com apoio através da cedência do Parque Centenário. O evento está se viabilizando graças ao patrocínio de empresas, através das leis de incentivo à cultura, como Rouanet (federal) e a Pró-Cultura (estadual).

Lançamento do evento ocorreu hoje na Estação da Cultura
– Crédito: Prefeitura

No lançamento estiveram representantes da empresa Idealize – Consultoria em Projetos, que fará a organização do evento. O diretor da Idealize, Alex Mello, o “Leco”, explica que através de conversa com o diretor de indústria e comércio do município, André Fernandes, surgiu a idéia de resgatar as tradicionais festas juninas e de homenagem ao santo padroeiro. Lembrou que o município foi chamado inicialmente de São João do Montenegro, quando ainda era uma vila. E que os clubes tinham quadrilhas de dança. Recebeu então o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e o apoio de empresas para a captação de recursos.

Noiva e seu pai, do Casamento da Roça, vão divulgar a festa
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

A Festa vai contar com símbolos tradicionais e típicos das festas juninas, culinária e quadrilhas, além de shows artísticos e musicais que prometem divertir o público de todas as idades.  O evento contará com apresentações de nove quadrilhas formadas para o projeto, incluindo da Apae e de outras escolas, com a orientação de professores de dança e apoio nos figurinos. Além do festival de quadrilhas, terá gincana com brincadeiras e a tradicional fogueira. Não faltará nem o casamento na roça. O pai da noiva, Coronel Tenório Travanca, e sua filha Rosinha, inclusive estiveram no lançamento, lamentando a ausência do noivo Genésio. A noiva e seu pai vão atuar na divulgação da festa, mas o noivo só deve aparecer na cerimônia, sob pressão.

Entre os shows já confirmados estão bandas como Bicho de Pé, de São Paulo, que foi destaque no SuperStar da TV Globo e terá a participação especial de Rafa Machado, do grupo Chimarruts. Terá ainda os grupos Rastapé, também de São Paulo, mais Baião de Cordel e Mas Bah.

O evento tem como patrocinadores Docile, Sinoscar, Supermercados Mombach, Ecocitrus, Sky Informática, Hart’s Natural, Carvão Ivoti, Carolo, Britagem Montenegro, Schin, Amstel e Tanac, como patrocinadores master Agrogen, Vibra e Nat e o apoio cultural da Prefeitura de Montenegro.

Segundo Alex Mello, coordenador geral do projeto, a idéia é que o evento se realize todos os anos e Montenegro seja conhecida como a cidade da maior festa de São João do sul do Brasil. Alex mostrou a estrutura que deverá ser montada no Centenário, incluindo uma arena de shows, com arquibancadas, no pavilhão junto ao ginásio Azulão. Terá também decoração especial, uma grande praça de alimentação e tem a possibilidade de instalação de parque de diversões. A festa já tem até música e vídeo de divulgação.

Representando a Administração Municipal, o vice-prefeito, Cristiano Braatz, destacou que a população, há muito tempo, lamenta a falta de uma grande celebração. “Além da integração e do lazer, será o resgate de uma antiga tradição, que foi perdendo espaço”, destaca o vice-prefeito, que na mesa oficial estava ao lado dos diretores de turismo Jaime Buttenbender, e de indústria e comércio, André Fernandes, além da vereadora Camila Oliveira, que representou a Câmara Municipal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here