Domingo Aéreo, com acrobacias no Aeroclube, dia 15 de maio, será uma das principais atrações da programação - Reprodução/FN

Mesmo sendo o maior município do Vale do Caí, Montenegro não tem um grande evento que o identifique e divulgue suas potencialidades. Ao contrário da Festa da Bergamota de São Sebastião do Caí, que já teve 21 edições, e da Festa do Moranguinho de Bom Princípio, que neste ano deverá ter a 19ª edição, e de eventos de várias outras cidades da região, Montenegro não deu sequência aos nomes escolhidos. Já teve Festa da Laranja, Festa & Festa, Arte & Festa, Festa do Suco e da Cuca, Festa dos Filhos e mais recentemente a Expomonte. Esta última foi a que teve mais edições, mas não passaram de quatro, sendo a última em 2012. E desde então não aconteceram mais grandes eventos.

Cidade das artes, capital do tanino e da citricultura. Não faltam potencialidades para Montenegro divulgar numa grande festa. E a cidade também tem um grande parque municipal, o Centenário, que possui dois ginásios, pavilhão, dois lagos, pista de rodeio e grande estrutura. Para o próximo ano, em 2023, a Prefeitura planeja realizar uma grande festa em comemoração aos 150 anos de emancipação. Até lá o Parque Centenário deve passar por um processo de revitalização, para ser palco do grande evento. Mas antes disso, Montenegro vai ter outra festa, com um novo formato e um mês inteiro de atividades, em diversos pontos da cidade.

1ª Fenacitrus

A programação da Festa das Artes e da Citricultura vai ocorrer entre 1º e 31 de maio. Uma comissão organizadora foi montada, após várias reuniões, para definir as atrações. Os eventos vão ocorrer em diversos locais, como Parque Centenário, Estação da Cultura, cais do porto, Morro São João, Aeroclube, Praça Rui Barbosa, entre outros, em diferentes datas. E mais atrações ainda podem ser incluídas na programação.

Concurso de vitrines foi lançado ontem em parceria com o Sindilojas
– Crédito: Tati Henke

Os integrantes da comissão organizadora e da Amarti (Associação Montenegrina de Artistas), inclusive, já estão realizando atividades em alusão a Fenacitrus. No último fim de semana fizeram um mutirão para pintar 19 vasos no centro e também materiais de divulgação da festa. Já ontem, terça-feira, em parceria com o Sindilojas, ocorreu o lançamento do Concurso de vitrines da Fenacitrus, que terá inscrições gratuitas. Serão premiadas as três melhores vitrines participantes, escolhidas através de uma comissão julgadora. O regulamento estará nas páginas das redes sociais da Fenacitrus e Sindilojas.

A Fenacitrus não terá verbas do município e servirá também para valorizar o comércio, indústria, artesanato, produtos coloniais, agricultura, artes, esportes e demais potencialidades de Montenegro.

PROGRAMAÇÃO

Encontro de Motociclistas será uma das atrações
– Reprodução/FN

A abertura da programação será no dia 1º de maio, domingo, na Estação da Cultura, onde terá exposição, Ciranda Literária e Feira do Empreendedorismo Feminino. A partir daí serão várias atividades ao longo do mês de maio:

– 02/05: Exposição de fotografias;

– 07/05: Concurso fotográfico, 1ª Gincana Fenacitrus, Subida ao morro São João, Show “Povoamento de Montenegro” de Flávio Azeredo na Praça Rui Barbosa e Baile de Kerb no Salão Souza;

– 07/05: Fenacitrus Run;

– 08/05: Baile de Re-Kerb no Salão Souza;

– 09/05: Exposição Hélio Alves de Oliveira (9 a 20 de maio) e Oficina de Culinária;

– 10/05: Chá dos 36 anos da Apopesmont;

– 13/05: 1º Festival Gaúcho de Canto “A Capella”, na Catedral;

– 14/05: Palestra para Guias de Turismo e Conhecendo as histórias e memória do bairro Ferroviário;

– 14/05: 1º Festival de Voo e Uma Noite no Estância com Sabor de Bergamota:

– 15/05: Domingo Aéreo no Aeroclube com acrobacias aéreas, vôos panorâmicos, planador, aeromodelos, paraglider, exposição de aviões e outras atrações;

– 15/05: Festival de Cultura Afro-Brasileira na Sociedade Floresta;

– 16/05: Exposição de Fotografias na Câmara de Vereadores;

– 18/05: Seminário “Preservar é possível, como se faz?”; e Reencontro das Lendas do Voleibol Montenegrino no Clube Riograndense;

– 21/05: Campeonato Estadual de Sup Racer junto ao Caça e Pesca; Torneio de Futebol Sub-12;

– 22/05: Pedal Fenacitrus;

– 28/05: Show com Marie Gabriella no Clube do Comércio;

– 28 e 29/05: Desfile Temático e Encontro de Motociclistas no Parque Centenário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here