Teatro de rua encerrou a feira em apresentação na Estação da Cultura - Crédito: ACOM/Prefeitura

Depois de cinco dias de uma ampla e variada programação cultural, a 19ª Feira do Livro de Montenegro e 14ª Feira do Livro do Vale do Caí se encerrou no último sábado, dia 9. Com a apresentação do teatro de rua “As Aventuras do Fusca à Vela”, o evento teve fim com uma avaliação positiva dos organizadores, que constataram uma boa participação da comunidade, seja nos eventos online, seja nos presenciais.

Na sexta-feira, dia 8, a programação contou, inclusive, com o show nacional, de forma virtual, da banda “O Teatro Mágico”, que fez uma apresentação especialmente para a Feira na página do evento. De acordo com a diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, Maria Therezinha Kraemer Canello, a “Nica”, a Feira deste ano representou uma retomada e, apesar das programações presenciais terem sido enxutas, a participação da comunidade foi satisfatória. “A qualidade dos espetáculos foi um dos pontos altos da programação, sem contar as atrações locais, que foram valorizadas durante a Feira, atuando em bate-papos, saraus e no ‘Música na Calçada’”, enfatiza a diretora.

Feira marcou a volta dos livreiros para a Praça Rui Barbosa
– Crédito: ACOM/Prefeitura

Outro fator positivo dessa edição foi o retorno dos livreiros à Praça Rui Barbosa. Segundo Nica, as vendas, segundo os comerciantes, foram satisfatórias, assim como a participação da comunidade. Neste ano, a presença dos livreiros na Praça foi reduzida, ainda para respeitar os protocolos da Covid-19. “No ano que vem, se tudo estiver bem, a ideia é que a comercialização de livros volte em peso para o local do evento”, destaca. No total, nos cinco dias, foram 26 atrações online e presenciais. Nas que aconteceram de forma virtual, a audiência também foi considerada boa pelos organizadores. “Na abertura, com a Orquestra de Picada Café, os números passaram de duas mil visualizações”, enfatiza.

A Feira do Livro deste ano foi promovida pela Prefeitura Municipal de Montenegro e Serviço Social do Comércio (SESC) com a participação de vários apoiadores. “Agradecemos a comunidade por terem prestigiado o evento e aos escritores montenegrinos que, em número expressivo, lançaram seus livros na Feira. Também nosso agradecimento à Comissão Organizadora, ao DuRudi Buffet e ao Clube do Comércio”, salienta Nica. Nos próximos meses, as entidades já iniciarão os preparativos da 20ª Feira do Livro de Montenegro e 15ª Feira do Livro do Vale do Caí que, se a pandemia passar, acontecerá de forma presencial.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here