Feira vai ocorrer de 4 a 9 de outubro, na Praça Rui Barbosa, no centro de Montenegro - Crédito: Prefeitura
Após dar início à preparação da 20ª Feira do Livro de Montenegro e 15ª Feira do Livro do Vale do Caí, a Comissão Organizadora promoveu, na manhã desta terça-feira, 31 de maio, a primeira ação do evento: o anúncio da patrona e das homenageadas. O convite foi feito em uma reunião de trabalho ocorrida na sede da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira. Na oportunidade, a professora e escritora Simone Maria dos Santos Dörr foi anunciada como a patrona da vigésima edição da Feira. Já as escritoras Isaura Viegas de Mattos e Adriana Bandeira foram escolhidas como homenageadas.
O convite foi feito pelo prefeito Gustavo Zanatta e prontamente aceito pelas autoras. Emocionada, Simone se disse surpresa e lembrou dos tempos em que foi diretora da Biblioteca de Montenegro e ajudava a organizar as Feiras do Livro. Para ela, o desafio agora é fazer com que crianças e adultos enxerguem o bem que a leitura faz na vida de todos. “Quero que todas as pessoas, mas principalmente os pequenos, se encantem pela leitura”, enfatiza. Tanto a patrona quanto as homenageadas receberam um certificado e um presente da Biblioteca. As três terão participação ativa, não só nos dias de evento, mas em toda a organização da Feira do Livro deste ano.
Convite foi feito pelo prefeito Gustavo Zanatta
– Crédito: Prefeitura
Segundo o prefeito Zanatta, o trabalho de destaque desenvolvido pelas três homenageadas fez com que elas fossem convidadas. “É o momento, dentro da Feira, de homenagear aquelas pessoas que fizeram a diferença na literatura local”, salienta.
De acordo com a diretora da Biblioteca, Maria Terezinha Kraemer Canello, a “Nica”, a escolha levou em conta todo o trabalho e a relevância que as três possuem dentro da área. “São mulheres que, além de serem autoras, foram de extrema importância para o meio literário na nossa cidade”, ressalta a diretora.
Além dos convites, o encontro debateu o formato, as atrações e toda a organização que envolve o evento, que terá o retorno das apresentações presenciais. A edição de 2022 da Feira do Livro ocorrerá de 4 a 9 de outubro. De 4 a 7, o horário será das 9h às 21h. No sábado, dia 8, as vendas e as atrações irão até as 17h. A comercialização de livros e as apresentações ocorrerão sempre na Praça Rui Barbosa. A única exceção será no dia 9, quando haverá o encerramento da Feira do Livro na Estação da Cultura. Nesta data, não ocorrerá comercialização de exemplares.
Participaram do encontro desta terça representantes da Biblioteca Pública Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Departamento de Cultura, Serviço Social do Comércio (Sesc), escritores, livreiros, Fundação Municipal das Artes (Fundarte) e Universidade da Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Montenegro.
Simone Maria dos Santos Dörr
Simone tem 54 anos e é autora do livro “Bisteca, a Centopeia Esperta”. Neste ano, ela ainda lançará a obra “Gira Poesia”, também com temática infantil. A patrona tem dois filhos e, atualmente, é professora aposentada. Além de ter trabalhado como docente no ensino público de Montenegro, Simone foi diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira durante oito anos (2006 – 2013). Foi uma das entusiastas da lei da Feira do Livro de Montenegro, que determina a escolha de um escritor local para o cargo de patrono. Durante os tempos em que ficou à frente da Biblioteca, organizou diversas feiras e eventos envolvendo a temática dos livros.
Isaura Viegas de Mattos
Isaura está com 73 anos, tem participação em 14 livros didáticos e já escreveu cinco romances. Isaura também é professora e pedagoga aposentada, tendo ainda atuado como diretora da Escola Estadual Coronel Álvaro de Moraes por dois mandatos. Pela sua liderança na instituição de ensino, foi eleita vereadora, por dois mandatos, sendo a primeira presidente mulher do legislativo montenegrino. Isaura tem cinco filhos, nove netos e foi escolhida para ser a homenageada da 20ª Feira do Livro de Montenegro.
Adriana Bandeira
Adriana tem 55 anos e é autora dos livros “Chá das Cinco” e “Escritos de Calabouço”. Também participou de três coletâneas, dentre elas a obra “Cartas Trocadas”. Neste momento, Adriana prepara, com outras autoras mulheres, o livro “Primeiro Tomo das Bruxas”. A escritora é psicanalista, tem três filhos e já participou diversas vezes de feiras do livro em Montenegro e em Porto Alegre. Neste ano, será homenageada da 20ª Feira do Livro de Montenegro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here