A 19ª Feira do Livro de Montenegro e 14ª Feira do Livro do Vale do Caí acontece entre 5 e 9 de outubro, com uma programação em formato híbrido, incluindo atividades presenciais e também transmitidas de forma online, em razão da pandemia. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)/Departamento de Cultura/Biblioteca Pública Municipal, e Serviço Social do Comércio (Sesc) de Montenegro. O patrono da feira será o escritor Mateus Araújo e o homenageado será Ernesto Lauer.

Nas transmissões pela internet terão a participação de escritores, teatro, música, circo, contação de histórias, sarau e outras atividades, valorizando os talentos locais.

Na abertura, nesta terça-feira, às 19h, terá a apresentação da Orquestra de Sopros de Picada Café, em transmissão online.

Uma das grandes atrações será na noite de sexta-feira, dia 8, quando haverá a transmissão do show nacional da banda Teatro Mágico. Já no encerramento, sábado à tarde, em evento presencial, na Estação da Cultura, terá o teatro de rua “Fusca à Vela”.

Entre os eventos presenciais, também está confirmado o lançamento e sessão de autógrafos dos livros dos autores locais, que será no dia 7 de outubro, quinta-feira, 19h, no Restaurante DuRudi, junto ao Clube do Comércio. Dez escritores estarão comercializando e autografando suas obras para a comunidade. Durante a sessão, também haverá a ação “canja musical” com Os Lagranha. Falando em música, na quarta, quinta e sexta-feira, o evento trará para a Praça Rui Barbosa o “Música na Calçada”, com artistas locais, sempre iniciando às 17h30min.

Volta dos livreiros

Outra novidade deste ano será o retorno dos livreiros à Praça Rui Barbosa. Com horário e espaço reduzido, as bancas ficarão no centro da cidade para que a comunidade possa ter acesso aos livros. “Com o avanço da vacinação, essa medida é uma forma de já irmos retornando aos poucos com os eventos. Quem sabe, no ano que vem, a Feira volte inteiramente para a Praça”, destaca a diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, Maria Therezinha Kraemer Canello, a Nica. Os livreiros atenderão, nos dias 7 e 8 de outubro, das 10h às 19h. No dia 9, o atendimento irá das 9h até o meio dia. Neste ano, devido à pandemia, somente três empresas estarão na Praça: uma local e duas mais antigas, que já participaram de outras edições da Feira: Livraria Intelectual, Livraria Noble Book e Livraria Chico Xavier.

Quem quiser conferir a programação online pode acessar a página do Facebook da Feira do Livro. A Biblioteca ainda disponibilizará horários para quem desejar assistir as atrações online em um telão no Telecentro da Timbaúva. As escolas, inclusive, podem ligar e fazer agendamento para participar.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here