Inauguração do Polo de Montenegro foi nesta quinta-feira - Crédito: Guilherme Baptista/FN

A Universidade Feevale inaugurou nesta semana dois importantes pólos nos Vale do Caí. Ontem, quarta-feira, dia 8, foi inaugurado em São Sebastião do Caí, na Avenida Bruno Cassel (antigo traçado da RS 122). E hoje, quinta-feira, dia 9, no centro de Montenegro, na Rua João Pessoa esquina com a Rua Olavo Bilac, perto da Prefeitura.

Os pólos da Feevale Digital seguem uma nova modalidade de educação a distância, a partir de metodologias próprias, que a universidade lançou em dezembro do ano passado. Com o objetivo de apoiar os alunos, a estrutura abriga as atividades presenciais de três bacharelados, quatro licenciaturas, dez tecnólogos e cinco especializações.

Para o reitor da Universidade, Cleber Prodanov, que tem suas raízes familiares no Caí, a inauguração é o início de um trabalho importante. “Começamos a nossa presença aqui na região de uma maneira simples, conhecendo e trazendo pessoas. É um trabalho que oferece a qualidade da Universidade, a nossa tecnologia e a dos nossos parceiros, como a Finlândia, que é o país referência em educação nos últimos dez anos, e é isso que trazemos para São Sebastião do Cai e Montenegro”, explicou.

As duas inaugurações contaram com a presença de autoridades, como prefeitos, vereadores, secretários e demais lideranças. E os polos já estão abertos para serem conhecidos pela comunidade, com ótima estrutura e muita tecnologia.

De acordo com o diretor de Novos Negócios da Instituição, Alexandre Zeni, a Feevale Digital apresenta uma proposta diferenciada. “Possibilitamos para os municípios toda a história de 50 anos da Universidade. Nossa proposição de ensino a distância se dá pelos anos de experiência, pelo que conquistamos, pelo caminho que trilhamos para chegar a ser Universidade. A proposta digital não se diferencia do curso presencial, o conteúdo é o mesmo, os professores são os mesmos e a prática também. Esse é o desafio”, disse.

Ontem foi inaugurado o Polo do Caí
– Crédito: Reprodução/FN

Agora, além do seu campus em Novo Hamburgo, a Feevale se expande para o Vale do Caí e outras regiões, com seus polos digitais. Já foram inaugurados os polos de Gravataí, Esteio, Igrejinha, Parobé, Gramado, Nova Petrópolis, Campo Bom, Sapiranga, São Sebastião do Caí e Montenegro. Além dos polos nos 10 municípios, já está em funcionamento o polo em Dongguan, na China.

Metodologia

Os diplomas obtidos nos cursos a distância têm valor idêntico aos da modalidade presencial, e os custos das mensalidades são menores em relação à oferta tradicional, preservando a mesma qualidade. A seleção para ingresso nos bacharelados, nas licenciaturas e nos tecnólogos ocorre no polo escolhido pelo candidato, mediante agendamento. Também é possível aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de solicitar transferência ou troca de curso. Nas especializações, o ingresso ocorre mediante análise de currículo e, caso necessário, por entrevista.

As atividades dos cursos disponíveis no formato digital são desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, uma plataforma de acesso às disciplinas e aos materiais elaborados pelos professores. As propostas pedagógicas se articulam com o mercado de trabalho, pois os estudantes são desafiados a conhecer e vivenciar os espaços em que atuarão, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

O processo de construção de conhecimento ocorre por meio de diversos recursos e ferramentas, tais como textos, jogos, vídeos, apresentações, atividades, fóruns de discussões e webconferências, entre outros. Além de poder estudar a qualquer hora e lugar, os estudantes contam com acesso a toda a estrutura da Feevale, como laboratórios, bibliotecas e eventos.

O calendário dos cursos de graduação e tecnólogos é estruturado ao longo de 10 semanas. Em cada uma, realizam-se algum tipo de atividade, como exercícios, práticas, estudos de caso, aulas presenciais, acompanhamento de professores, tutoria, avaliações etc. Há momentos presenciais obrigatórios para cumprimento de avaliações, observando as determinações legais. Elas têm horário de início e fim, mas o aluno pode realizá-las mediante agendamento prévio. Também podem solicitar atendimento presencial com professores ou tutores. Nos cursos de pós-graduação, a duração é de 12 a 18 meses, e as atividades ocorrem totalmente a distância.

Ao ingressar na Feevale Digital, o aluno conta com flexibilidade e autonomia para realizar as atividades conforme sua disponibilidade de tempo. Há ainda possibilidade de ocorrerem atividades síncronas, como webconferências, além de palestras e workshops nos polos. Trata-se de uma oportunidade para facilitar o acesso àqueles que buscam uma educação de qualidade. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site da Feevale Digital: www.feevale.br/digital.

Cursos ofertados

Bacharelados:

Administração

Ciências Contábeis

Sistemas de Informação

 

Licenciaturas:

Artes Visuais

História

Letras Português

Pedagogia

 

Tecnologia:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Comércio Exterior

Gestão Comercial

Gestão da Produção Industrial

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão de Recursos Humanos

Gestão em Serviços

Gestão Financeira

Logística

Processos Gerenciais

 

Pós-graduação (especialização):

Docência Universitária no Século 21

Enfermagem do Trabalho

Gestão de Processos Industriais

Gestão Esportiva

Multidisciplinar em Saúde Coletiva com Ênfase na Atenção Primária

Deixe seu comentário