Eleitores de Montenegro que não fizeram a revisão devem se dirigir o quanto antes ao Cartório eleitoral na Timbaúva - Reprodução/FN

A partir desta segunda-feira, dia 21 de outubro, restarão somente mais 30 dias úteis para que os mais de 13.000 eleitores de Montenegro, que ainda não fizeram a Biometria, compareçam ao Cartório para realizar o procedimento, que é obrigatório, sob pena de cancelamento da Inscrição Eleitoral. Tais números indicam a ocorrência de gigantescas filas no prazo final, onde o tempo de espera em filas poderá ser superior a 20 horas. Foi o que ocorreu em Triunfo e outros municípios, com quem deixou para fazer a revisão eleitoral na última hora.

Em Montenegro a Biometria já acontece desde 2013 e em março desde ano passou a ser obrigatória, com prazo até 4 de dezembro. Como 28% dos cerca de 47 mil eleitores ainda não fizeram a revisão, é inevitável que terão filas. A dúvida é quanto tempo os eleitores vão ficar na fila.

Exemplificando, para coletar os dados biométricos deste elevado número de eleitores ainda pendentes, seria necessário realizar mais de 400 atendimentos por dia, sendo que a capacidade diária de atendimentos do  Cartório de Montenegro oscila em torno de 200 eleitores, dos quais 100 são disponibilizados mediante prévio agendamento, restando apenas pouco mais de 3.000 vagas disponíveis para agendamento até o final do período da Biometria.

Em breve síntese, o chefe de cartório Diego Bonato Coitinha alerta que estamos nas últimas semanas em que o eleitor poderá ser atendido com comodidade, sem tempo de espera no caso dos agendamentos ou com pequena fila para os que comparecerem sem agendamento prévio, situação que será diferente a partir de novembro, quando as vagas para agendamento esgotarão rapidamente, restando ao eleitor esperar em filas que poderão durar de 1 a 20 horas, conforme a proximidade com o prazo final. Ele ainda destaca que o atendimento é realizado dentro do horário de expediente do Cartório, sendo que os eleitores que não agendam previamente podem ficar sem atendimento caso a procura seja maior que a capacidade diária de atendimentos.

Por isso o Cartório Eleitoral tem solicitado para que o eleitor que ainda não fez a Biometria compareça o quanto antes, para que possa ser atendido com comodidade, evitando todos os transtornos de ter que aguardar por várias horas em filas, a mercê das condições do tempo, como chuva ou calor excessivo que é registrado a partir de meados de novembro. Vários plantões já foram realizados em finais de semana e só mais um deverá ocorrer em 9 e 10 de novembro.

Para maior agilidade no atendimento, o eleitor pode realizar o agendamento e garantir seu atendimento em quinze minutos, estando disponíveis as seguintes formas de agendamento:

  1. Pela internet, no site do TRE/RS (www.tre-rs.jus.br), selecionando a opção “Agendar Atendimento”. O serviço de agendamento também pode ser acessado diretamente no seguinte link http://www.tre-rs.jus.br/eleitor/agendamento-de-atendimento/agendamento-de-atendimentoou mediante leitura do QR Code que segue anexo ao presente e-mail;
  2. Presencialmente, comparecendo na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Montenegro, sediada na rua Coronel Álvaro de Moraes, 1.515 – Centro (beira do rio Caí), no horário das 8 às 12 e das 13h 30min às 16h 30min.

 

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Para fazer a Biometria o eleitor deve apresentar documento de identificação em sua via original e comprovante de vínculo com o município, conforme abaixo abaixo explicitado:

Documentos de identificação:

  1. Carteira de Identidade;
    2. Carteira Nacional de Habilitação;
    3. Certidão de Nascimento;
    4. Certidão de Casamento;
    5. Carteira de Trabalho (CTPS);
    6. Carteira de Categoria Profissional (OAB, CRA, CRM, etc).Documentos aptos a comprovar o domicílio eleitoral, devendo ser atualizado (período inferior a três meses):
    1. Contas de água, luz ou telefone;
    2. Contrato de locação de bem imóvel, com firmas devidamente reconhecidas em cartório;
    3. Envelopes de Correspondência recebida no endereço, desde que neste conste a data de postagem;
    4. Carteira de Trabalho com contrato de trabalho vigente no município;
    5. Notas fiscais, onde conste o endereço do comprador;
    6. Talão do Produtor Rural;
    7. Certidão de matrícula de imóvel;
    8. Documentos expedidos pelo poder público (declarações da Secretaria de Saúde, por exemplo, constando nome e endereço do eleitor);
    Frisamos que o comprovante deve estar no nome do próprio eleitor ou de parente em primeiro grau (pai, mãe, filho ou filha). Caso esteja no nome do cônjuge, deverá apresentar a Certidão de Casamento ou documento equivalente, onde fique comprovada a união.

 

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM NÃO FIZER A BIOMETRIA?

O eleitor que não fizer a Biometria terá o Título de Eleitor cancelado, ficando impedido de votar nas próximas Eleições. Além do cancelamento do Título, o eleitor sofrerá as seguintes consequências:

  1. Restrições em outros documentos,  como Carteira de Identidade e Passaporte;
  2. Inscrever-se em concurso ou prova para função pública, investir-se ou empossar-se neles;
  3. Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;
  4. Obter empréstimos em bancos mantidos pelo Governo ou de cuja administração participe;
  5. Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

 

QUEM DEVE FAZER A BIOMETRIA?

Todos os eleitores de Montenegro, que ainda não fizeram.

 

COMO SABER SE JÁ TENHO A BIOMETRIA?

O eleitor pode verificar no próprio Título de Eleitor. O Título que já possui Biometria coletada apresenta “IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA” no canto superior direito do documento, conforme ilustração que segue anexa ao presente e-mail. Se o Título não possui esta informação, o eleitor deve comparecer o quanto antes ao Cartório para realizar a Biometria. Ainda, o eleitor pode obter esta informação no serviço de agendamento disponível no site do TRE/RS, sendo que ao informar o número do Título de Eleitor o sistema informa se ele já possui ou não Biometria coletada.

 

ATENDIMENTO E CONTATO

O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Dr. Bruno de Andrade, n. 1.809, bairro Timbaúva – Montenegro/RS.

Telefone de contato: (51) 3632 3880 e (51) 99871 1440 (WhatsApp).

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas (sem fechar ao meio-dia).

E-mail de contato: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here