Novos banheiros foram abertos - Crédito: Guilherme Baptista/FN

Com investimento de 71 mil reais, a construção dos novos banheiros do Parque Centenário de Montenegro iniciou ainda no começo de 2019. A previsão era de entrega até o final de fevereiro. Mas já se passaram dez meses e os banheiros ainda não foram abertos. E eles são necessários, já que o parque montenegrino está carente de sanitários. Os únicos banheiros abertos atualmente estão situados próximo da pista atlética. São antigos e em condições muito precárias. A dificuldade de manutenção, principalmente em dias de maior movimento, como em finais de semana e feriados, deixa os banheiros praticamente inacessíveis.

Telhado está desabando nos banheiros perto da Guarda Municipal
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Outros banheiros do parque estão fechados faz bastante tempo. É o caso dos situados no interior dos dois ginásios de esporte – Azulão e Domingão, que estão interditados. Junto da Guarda Municipal e da Defesa Civil também existem banheiros, que são bem antigos. O feminino até está funcionando, mas o masculino está fechado porque o telhado está caindo.

Em razão desta situação, foram construídos os novos banheiros, perto da área de rodeios. É um local distante do maior movimento do parque, que fica junto das pracinhas e quadras de esporte. Mas beneficia quem aproveita a sombra, bancos e churrasqueiras perto da sede dos escoteiros. Entretanto, os banheiros novos seguem fechados. O prazo de entrega chegou a ser prorrogado duas vezes. A primeira justificativa para o adiamento, na metade do ano, era a necessidade de concluir o tratamento de esgoto, colocação de louças e portas, além de algumas correções na obra. E ajustes na parte elétrica e hidráulica.

Devem ser abertos na próxima semana

Os novos banheiros – masculino e feminino, contam com acessibilidade, dois chuveiros, vestiários e vasos sanitários. Com isso, além dos usuários que costumam freqüentar o parque diariamente, irá beneficiar também o público de eventos, como rodeios e festas, que ocorrerem no Centenário. Faz tempo que o parque não sedia eventos justamente devido à falta de estrutura. O parque ficou vários dias sem luz devido a problemas após temporal. O Domingão ainda está em obras e o Azulão depende de liberação do PPCI (Plano de prevenção e proteção contra incêndios).

Prefeitura prometeu limpar sujeira junto das portas e abrir novos banheiros nos próximos dias
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

A reportagem do Fato Novo esteve no parque nesta semana. E constatou que os banheiros novos, que ainda não foram abertos, já enfrentam uma situação desagradável. Com as portas trancadas, pessoas fizeram necessidades no corredor. Isso ocorreu junto às portas dos dois banheiros, masculino e feminino.

Conforme a Prefeitura, com informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, os banheiros novos estão prontos. Entretanto, ainda estão sem água. De acordo com a Prefeitura, a rede de água está fechada em razão de vazamentos. A rede teria sido danificada e depredada, além do furto de torneiras. A Prefeitura está fazendo um levantamento para realizar os consertos necessários e recolocar o que foi furtado. A expectativa é de que os novos banheiros possam ser abertos na próxima semana.

Com relação à sujeira junto às portas dos novos banheiros, a Prefeitura prometeu fazer a limpeza do local. E a Guarda Municipal deve intensificar a fiscalização no local para evitar novos atos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here