Parquímetros poderão ser utilizados para o pagamento - Crédito: Prefeitura de Porto Alegre

Em breve deverá retornar o estacionamento rotativo pago no centro de Montenegro. O assunto foi tratado em reunião na manhã desta quinta-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores, promovida pelo vereador Talis Ferreira e contando com a participação de representantes da Prefeitura e de entidades de comerciantes e empresários.

No início, Talis ressaltou que a população anseia por respostas, e o objetivo é saber como está o andamento do processo. “Está insustentável! A situação chegou ao limite, precisa entrar a modalidade em funcionamento o quanto antes”, cobra o vereador, sobre a falta de vagas para estacionar na área central de Montenegro.

Reunião sobre o estacionamento rotativo pago aconteceu hoje na Câmara
– Crédito: ACOM/Câmara

Os secretários de Obras Públicas, Ronaldo Buss, e de Administração, Edar Borges, juntamente com o diretor de Trânsito, Airton Oliveira de Vargas, detalharam como está o processo de contratação da empresa que irá prestar os serviços.

O secretário Buss revelou que já existe uma empresa vencedora do processo licitatório, a Serbert Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil, sendo que a contratação deve acontecer nas próximas semanas.  Segundo Edar Borges, neste momento o processo está na fase de recursos e análise documental. “Acreditamos que o contrato entre a Prefeitura e a empresa deverá ser efetivado em outubro”, comemora Borges.

1 real por meia hora

Após assinado o contrato, Airton Vargas explicou que a empresa terá até 60 dias para fazer toda a sinalização viária das 1.160 vagas previstas, distribuídas no perímetro urbano (veja a relação das ruas, abaixo).  O valor cobrado por cada vaga pela utilização de uma hora de estacionamento será de 2 reais, admitindo-se o pagamento mínimo de 1 real para meia hora. O tempo máximo de estacionamento no mesmo local será de duas horas, com o pagamento de 4 reais.

Airton Vargas trouxe outros detalhes, como o planejamento que prevê vaga específica para motos, bicicletário e também contêiner.  Prosseguiu informando que motos serão isentas de pagamento, porém, estarão proibidas de estacionarem nas vagas destinadas para os carros. O diretor garantiu ainda que serão abertos novos espaços de moto, por quadra.

A empresa vencedora do certame terá que repassar ao Município 22,53% do arrecadado no estacionamento rotativo, que é conhecido como Área Azul. Borges disse que o prazo final para toda a implantação do sistema será de três meses. Por isso, a expectativa é de que o estacionamento rotativo pago retorne ainda neste ano. Quanto à forma de pagamento pelos usuários, ao estacionarem nas áreas de cobrança do rotativo, Airton informou que os motoristas terão várias alternativas: parquímetro, agentes de cobrança, pontos de vendas e até por aplicativos.

Conforme Buss, a parte de fiscalização ficará a cargo da administração pública e deve ocorrer através da Guarda Municipal, que será qualificada para estes serviços de autuação e multas. Ele também não descarta a formalização de um convênio com a Brigada Militar, até que os servidores do Município estejam totalmente qualificados.

Outra novidade prevista na licitação e relatada pelo Diretor de Trânsito: a empresa terá que colocar um veículo dotado de câmeras, que fará a leitura e espelhamento dos carros estacionados na Zona Azul.

Na análise do vereador Talis Ferreira, a partir desta reunião será possível colocar a comunidade por dentro do que está acontecendo. E a boa notícia de que, em curto prazo, haverá solução para o problema da falta de vagas no centro.

Dias e horários de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h. Em dezembro, período de festas, a cobrança acontecerá de segunda a sábado, das 9h às 18h.

 

Ruas contempladas com a cobrança de estacionamento:

  • Rua Ramiro Barcelos – entre as esquinas com Antônio Marques e Fernando Ferrari;

 

  • Rua João Pessoa – entre as esquinas da Rua Santos Dumont e da Fernando Ferrari;

 

  • Rua Capitão Cruz – entre as esquinas da Rua Santos Dumont e da Fernando Ferrari;

 

  • Rua Santos Dumont – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua Osvaldo Aranha – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua Olavo Bilac – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua São João – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua José Luiz – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da Dr. Flores.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here