Hoje o comando geral da Brigada deve anunciar a destinação dos novos soldados - Crédito: Crédito: Portho Sul Produtora

A Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) foi palco, na manhã da última segunda-feira, dia 21, da formatura de 165 novos soldados. Em razão dos protocolos de segurança e saúde decorrentes da pandemia, a cerimônia não foi aberta ao público. Familiares e amigos acompanharam através de transmissão pelo YouTube.

As participações de autoridades, como comandante geral, secretário de segurança e governador, foram por meio de vídeo. Entre as autoridades presentes, participaram somente o comandante regional da BM, tenente-coronel Márcio José Rosa da Luz, e o diretor da EsFES, major Iber Augusto Lensina Giordano, além do homenageado da turma, tenente-coronel da reserva, Eduardo Ottonelli Pithan. Apenas um padrinho ou madrinha de aluno participou da cerimônia.

Durante estágio, alunos reforçaram a segurança na região
Crédito: Portho Sul Produtora

Após aprovados em concurso estadual, o curso dos alunos-soldados iniciou em maio deste ano, com 1.650 horas-aula, teóricas e práticas. Os alunos inclusive fizeram estágio reforçando a segurança nas cidades da região, atuando na fiscalização e operações. A expectativa é de que alguns dos novos soldados permaneçam na região, para aumentar o efetivo no Vale do Caí. Isso deve ser definido nesta quarta-feira, dia 23, quando será anunciado o destino dos novos brigadianos. O comandante do CRPO Vale do Caí, tenente-coronel Márcio da Luz, lembra que o Estado priorizou os resultados do Programa RS Seguro para estabelecer a distribuição do efetivo para os locais que apresentam maiores índices de criminalidade. “Receberemos poucos soldados. Certamente menos do que a nossa expectativa”, diz, lembrando que o Vale do Caí tem um dos menores índices de violência do Rio Grande do Sul.

Conforme a Brigada Militar, um total de 860 novos soldados se formaram no Estado nesta segunda-feira, sendo 685 homens e 175 mulheres. As sete solenidades ocorreram de forma simultânea, nas escolas da BM em Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here