Ernesto Kasper, após receber o convite de Zanatta e Cristiano: "valorização dos produtores e das entidades do setor é o principal objetivo" - Reprodução/FN

Citricultor, fundador e dirigente da Ecocitrus, Ernesto Carlos Kasper será o novo secretário municipal de Desenvolvimento Rural. Ele aceitou o convite formulado pelo prefeito eleito, Gustavo Zanatta, e pelo futuro vice, Cristiano Braatz.

Com 52 anos, o novo titular da SMDR tem larga experiência na organização dos agricultores e anuncia, como principal meta, a reorganização e a valorização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o Comder.

Kasper nasceu no Hospital de Brochier, numa família de agricultores. Praticamente toda sua vida está ligada à produção primária, exceto por três anos, em que trabalhou numa marcenaria. Em sua permanente busca pelo conhecimento, fez diversos cursos e participou de incontáveis eventos e seminários nacionais e internacionais, muitas vezes representando a Ecocitrus. Kasper foi tesoureiro, secretário, vice-presidente e presidente da cooperativa por dois mandatos.

Com formação superior em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter, o novo secretário tem o perfil certo para o cargo, segundo o prefeito eleito, Gustavo Zanatta. “O Ernesto é agricultor, mas também um técnico. Possui uma visão ampla e privilegiada das demandas do setor primário, o que será fundamental para um atendimento qualificado aos produtores rurais”, explica.

Kasper aceitou o convite porque enxerga nele a possibilidade de ajudar os agricultores. “A gente sabe que a principal demanda é a manutenção das estradas, mas é preciso ir além, dar suporte para que possam produzir mais e melhor, gerando recursos para reinvestir nas propriedades”, observa. Além da ampliação dos incentivos, Kasper planeja novas políticas para o segmento, sempre ouvindo e buscando a contribuição do Comder. “Nosso interior é muito rico em histórias e cultura e certamente há um grande potencial para o desenvolvimento do turismo rural”, exemplifica.

O futuro secretário também acumula sólidos conhecimentos sobre o funcionamento da estrutura do serviço público, lições que vêm da participação no próprio Comder e no Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Kasper ainda faz parte de um grupo formado por representantes de diversas instituições, incluindo a Unisc, que está elaborando o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. “Meu papel será operacionalizar aquilo que for decidido em grupo pelas representações dos produtores”, conclui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here