Pronto Atendimento da Secretaria de Saúde de Montenegro vem tendo grande procura e desafogou o plantão do Hospital Montenegro - Crédito: Guilherme Baptista/FN

Em uma semana, desde que foi inaugurado em 28 de março até ontem de manhã, quinta-feira, o Pronto Atendimento 24 horas na Secretaria Municipal da Saúde, na Assistência do bairro Timbaúva, registrou 751 atendimentos.

Estrutura para o Pronto Atendimento foi montada na Secretaria da Saúde de Montenegro
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Com atendimento exclusivamente voltado para moradores de Montenegro, o PA 24H é composto por sala de espera, acolhimento, consultórios médico e ginecológico, salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, preparo de medicação e aplicação, sala de emergência, observação e esterilização de materiais. O atendimento ocorre diariamente, de noite e de dia, inclusive em finais de semana e feriados.

Durante este mesmo período, segundo dados do HM, o Hospital Montenegro 100% SUS atendeu 41 pessoas e encaminhou outras 53 para atendimento no PA 24H. O objetivo do plantão médico na Timbaúva foi justamente de desafogar o HM, que deve priorizar os casos de urgência e emergência.

“É fundamental tabularmos os números para visualizarmos os dados de atendimento. Importante perceber que a procura em massa já está direcionada ao PA 24H” – explica a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer.

Gripe, tosse, febre, dores em geral, mal estar, vômito e pequenas suturas, situações clássicas das chamadas fichas azuis e verdes, são exemplos de situações atendidas pelo Pronto Atendimento 24 horas da Timbaúva. Atendimentos de urgência e emergência permanecem no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, devem acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é porta aberta para urgências e emergências.

“Essa primeira semana serviu para identificarmos com mais clareza a demanda que se instala. A equipe correspondeu muito bem, com profissionalismo e dedicação”, elogiou o prefeito Kadu Muller, em visita ao Pronto Atendimento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here