Troca de materiais recicláveis por Eco Pila ocorre na Praça Rui Barbosa nas quintas-feiras - Crédito: TV Globo

Desde novembro do ano passado Montenegro tem uma moeda própria. O Eco Pila, que foi um projeto lançado pelo Núcleo Socioambiental da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro, foi inspirado numa experiência realizada no interior de São Paulo. Já em Montenegro o Eco Pila passou a integrar empresas e moradores da cidade, promovendo consciência ambiental.

Eco Pila pode ser trocado no comércio local
– TV Globo/Reprodução

Toda quinta-feira pela manhã os montenegrinos se dirigem até a Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, para trocar latinhas, papelão, jornal e plástico por uma moeda que é aceita em vários estabelecimentos comerciais da cidade. Cada Eco Pila equivale a 1 real. Para o diretor da empresa Montepel, João Batista Dias, o Tita, é uma forma de educar e evitar situações futuras de poluição. Depois de receber o Eco Pila dos clientes, os comerciantes trocam por dinheiro junto à Montepel. E 10% do valor é revertido ao Núcleo Socioambiental para novas ações sociais.

Destaque nacional

O projeto do Eco Pila já vem ganhando destaque na imprensa estadual e também conquistando prêmios de reconhecimento. E na noite desta quinta-feira, dia 26, ganhou destaque no principal noticiário do país. O Jornal Nacional, da TV Globo, destacou o projeto onde moradores, empresas e comércio aderiram a uma campanha que contribui com a preservação do meio ambiente.

O nome da moeda juntou o Eco, da consciência ecológica, com o Pila, uma gíria muito usada pelos gaúchos para se referir a dinheiro. E as crianças são as que mais procuram a praça para trocar materiais recicláveis por Eco Pila. Com o Eco Pila em mãos, podem comprar e trocar em mais de 60 estabelecimentos comerciais, desde lojas, supermercados e farmácias, até barbearias, restaurantes, hotel, dentista e no cinema, entre outros. Nos estabelecimentos conveniados têm o adesivo do Eco Pila.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here