Dom Paulo Antônio De Conto foi nomeado pelo Papa Francisco como administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro - Arquivo/FN

O bispo emérito da Diocese de Montenegro, que abrange os Vales do Caí e Taquari, Dom Paulo Antônio De Conto, foi nomeado pelo Papa Francisco como administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A nomeação ocorreu nesta quarta-feira, dia 22. Ele vai substituir Dom Edney Gouve Mattoso, que apresentou pedido de renúncia, acolhido pelo Papa, tornando-se bispo emérito. O bispo emérito fica desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Dom Paulo foi o primeiro bispo da Diocese de Montenegro
– Crédito: Diocese

Dom Paulo foi o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, quando de sua instalação em 6 de setembro de 2008. Na época, anunciou a reabertura do Seminário São João Maria Vianey, de Bom Princípio. Em 9 de junho de 2017, em razão da idade, com 75 anos, Dom Paulo passou a ser bispo emérito, assumindo como bispo da Diocese Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva. Natural de Encantado, antes de Montenegro, Dom Paulo De Conto também foi bispo e Cáceres e Criciúma. Dom Carlos destacou o trabalho de Dom Paulo, parabenizando-o pela nova missão.

Mensagem de Dom Carlos

Mensagem ao Povo de Deus
Querido Povo de Deus da Diocese de Montenegro, presbiteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, famílias e nossos queridos seminaristas. Neste dia o Santo Padre o Papa Francisco confiou ao nosso querido primeiro Bispo Diocesano Dom Paulo Antônio de Conto, a missão de ser Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo – RJ. Em primeiro lugar nossa gratidão a Deus que em todos os tempos nos chama à missão; também nossa gratidão ao Santo Padre, que conhecendo a sabedoria e a experiência do nosso Bispo Emérito, lhe confia esta nova missão. Dom Paulo, tem a experiência de ser Bispo titular de três Dioceses: Cáceres, Criciúma e Montenegro. Dom Paulo também já exerceu a missão como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo.
Agora confiando no Senhor e na oração de todo povo fiel, vai assumir a missão de Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. É uma missão provisória, mas de grande importância para àquela Igreja Particular e para toda a nossa Igreja.
Nosso compromisso, como Diocese de Montenegro, é acompanhar Dom Paulo, na oração e na comunhão. Desde já expressamos nosso desejo e esperança de uma fecunda missão nesta Igreja irmã, e desde já ficamos no aguardo do retorno de Dom Paulo, para continuar sua missão entre nós.

Dom Carlos Romulo – Bispo da Diocese de Montenegro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here