Demolição ocorreu na manhã deste domingo - ZeuReprodução

No início da manhã de hoje, domingo, dia 3 de fevereiro, foi demolido um prédio antigo que estava em ruínas na esquina da Rua Ramiro Barcelos com a Rua São João, na frente da Praça Rui Barbosa, bem no centro de Montenegro.

Devido ao impasse envolvendo o destino do prédio, o local chegou a ser isolado com tapumes por questão de segurança e a Prefeitura estava impedida de concluir a primeira etapa das obras de revitalização do centro, com alargamento de calçadas e outras melhorias. Agora já está iniciando a segunda etapa e a obra poderá ser executada.

Impasse de seis anos
O impasse sobre o prédio em ruínas ocorre desde 2013. Membros do movimento do patrimônio histórico defendiam a preservação por considerar que o prédio fazia parte da história do município. Nele funcionaram desde o Armazém Griebeler, até loja, ótica, sorveteria e comitê eleitoral. Mas o local já estava em ruínas, sem telhado e com as paredes comprometidas, ou seja, totalmente descaracterizado. O caso foi parar na Justiça. O proprietário, Paulo Kolberg Neto, manifestou o interesse na demolição, até por uma questão de segurança. Apresentou inclusive laudos de engenheiros e dos bombeiros comprovando a deterioração do prédio, mas a Prefeitura informou que a edificação estava na lista dos prédios históricos que deveriam ser preservados.

O prédio já estava em ruínas e caso foi parar na Justiça
– Reprodução/FN

Conforme o secretário municipal de obras, Argus Machado, na última semana foi deferido o pedido de demolição e expedido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas – SMOP, o alvará de licenciamento para a demolição, com base na decisão da Justiça. Argus ressalta que todos os serviços de demolição foram de total responsabilidade do proprietário, incluindo a contratação de responsável técnico, máquinas e operários. O trânsito chegou a ser interrompido no local para o trabalho de demolição e limpeza que foi concluído hoje de manhã.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here