Prefeito Kadu Müllher assinou portaria designando os membros do comitê - Crédito: ACOM/Prefeitura

O prefeito Kadu Muller assinou, na manhã desta quarta-feira, dia 27, a portaria que designa os integrantes do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Montenegro. O Comitê foi instituído através do Decreto nº 7.952 de 08 de novembro de 2019.

Existem inúmeras doenças peculiares à etnia negra, a exemplo dos casos de anemia falciforme, hipertensão (com características específicas) aumentando o risco de AVC; doença específica hipertensiva da gravidez (pré-eclâmpsia); diabete mellitus, dentre outros fatores.

Montenegro foi citado entre os 20 municípios que apresentam maior incidência nestas patologias no Estado do Rio Grande do Sul, com base em índices do IBGE, indicadores do Ministério da Saúde e DataSUS.

A formação do comitê foi por indicação da Secretaria Estadual da Saúde e UFRGS, entre suas diretrizes e objetivos inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde, com foco na eficiência do tratamento, bem como na profilaxia visando a prevenção e educação frente a estas doenças.

O Comitê é formado por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Central Única das Favelas (CUFA), Associações Comunitárias, associação Floresta Montenegrina, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e sociedade civil.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here