Reprodução/FN

Quase todos os municípios do Vale do Caí já têm casos confirmados de coronavírus. A tendência é crescer o número de casos positivos com o aumento de testes. Mas a grande maioria já são considerados curados, por não apresentarem mais sintomas. O importante é que a taxa de ocupação de leitos é baixa por pacientes com Covid-19. E até o momento só um óbito foi registrado na região, de uma moradora de Montenegro, de 76 anos, que estava internada em Porto Alegre para a realização de cirurgia. Por isso todos os municípios da região seguem com bandeira laranja no sistema de Distanciamento Controlado implantado pelo Governo do Estado, permitindo a flexibilização do comércio e serviços, com restrições, sendo obrigatório o uso de máscara, distanciamento, medidas de higiene e limpeza.

Nos últimos dias alguns municípios, que ainda não tinham casos positivos, tiveram as primeiras confirmações de coronavírus. Foi o caso de Barão, São Pedro da Serra, Capela de Santana e São José do Hortêncio. Em Barão foi de um morador que trabalha em outro município. O mesmo em Capela de Santana, de um funcionário da JBS de Montenegro, mas a empresa garantiu que se trata de um caso isolado e que todos os protocolos foram adotados para garantir a segurança dos demais funcionários, familiares e do próprio profissional que teve caso positivo. Em São Pedro da Serra o primeiro caso foi de uma moradora de 50 anos. Ontem foram divulgados mais 6 casos no município. E em São José do Hortêncio de um menino de 8 anos. Na Feliz ontem a Prefeitura informou sobre a investigação sobre possível surto por coronavírus numa empresa. O Boletim Epidemiológico do município informou 4 novos casos ontem, mas não citou se eram todos da mesma empresa. Tupandi também registrou 4 novos casos, sendo que 3 estão em quarentena e um foi removido de Montenegro para a UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. E Montenegro registrou cinco novos casos ontem.

Até o momento os 19 municípios do Vale do Caí, na área de abrangência do Fato Novo, registram um total de 170 casos confirmados. Maior cidade, Montenegro registra 65 casos. Depois Bom Princípio, com 27, tendo sido proporcionalmente o município com maior índice de testes aplicados. São Sebastião do Caí tinha 24. E os demais são: Feliz 13, Brochier 6, Harmonia 5, São Vendelino 5, Maratá 4, Salvador do Sul 2, Tupandi 6, São José do Hortêncio 2, Pareci Novo 1, Capela de Santana 1, Vale Real 1, Barão 1 e São Pedro da Serra 7. Os números se alteram diariamente, mas o importante é a população fazer a sua parte se prevenindo e impedindo a disseminação do vírus.

Estado e país

O Brasil superou ontem a marca de 31 mil mortes por coronavírus e teve novo recorde de óbitos num único dia, 1.262 em 24 horas. Já o número de casos confirmados é de mais de 555 mil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E ainda não se sabe quando o país vai atingir o pico em número de mortes e casos. No Rio Grande do Sul foram confirmadas 13 novas mortes, de seis homens e sete mulheres, com idades entre 49 e 97 anos, chegando agora a 247 mortes no Estado, e quase 10 mil infectados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here