Tremores do Parkinson diminuíram 90% após cirurgia realizada em Porto Alegre - Reprodução/FN

O ex-vereador Carlos Einar de Mello, o “Naná”, já está em casa desde quinta-feira, dia 26. No início da semana ele passou pela tão esperada cirurgia no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O procedimento foi um sucesso e o resultado surpreendeu não só o próprio Naná, como os familiares e amigos. Os tremores decorrentes do Parkinson praticamente desapareceram. “Diminuiu 90%”, diz Mara Mello, irmã de Naná. O ex-vereador montenegrino gravou um vídeo ainda no hospital. “Estou me sentindo muito bem. Estou outra pessoa. Atendimento muito bom. Agradeço ao apoio de todos. Quero agradecer, agradecer e agradecer. Obrigado!”, disse, emocionado, sem conter as lágrimas.

A saída do Hospital Moinhos de Vento, na quinta-feira, após cirurgia realizada na segunda-feira – Reprodução/FN

A cirurgia durou cerca de três horas, sendo implantado um aparelho neuro estimulador que envia estímulos elétricos a regiões que ocasionam os sintomas da doença de Parkinson. Naná segue agora em recuperação em casa. No próximo dia 7 de dezembro terá consulta para retirada dos pontos e novo ajuste no aparelho. A expectativa, conforme Mara, é de que além de eliminar praticamente os tremores, Naná possa se reduzir também a medicação. Naná sofre de Parkinson desde 2012 e faz uso de seis medicamentos, ministrados vinte vezes ao dia, para minimizar os sintomas da doença. Os tremores eram muito fortes, em todo o corpo, e os remédios não eram mais suficientes, ficando cada vez piores. Agora Naná poderá ter uma melhor qualidade de vida. “Quero agradecer a todos que ajudaram e torceram por nós. Comunidade, família, amigos. Estou muito feliz. Foi muito difícil, mas passamos por essa empreitada”, falou, em novo vídeo, gravado já em casa.

Recuperação

Naná, de 68 anos, ainda deve permanecer em repouso, em casa. Organismo e cérebro ainda têm que se acostumar com os estímulos enviados pelo aparelho. Foram oito anos convivendo e sofrendo com os tremores decorrentes da doença. Aos poucos ele poderá voltar a ter uma vida normal.

Naná já em casa, em recuperação após cirurgia que durou 3 horas
– Reprodução/FN

A cirurgia só foi possível graças ao apoio da comunidade. Foi feita uma mobilização, através de campanha de doações bancárias, vakinha online e venda de salgadinhos, entre outras ações, que arrecadaram R$ 33.643. Mas era necessário R$ 120 mil para o procedimento. O restante veio através da venda de dois terrenos de Naná em Santos Reis.

O neurocirurgião Alexandre Reis, médico do Naná, explica que a doença vai causando, progressivamente, uma limitação dos movimentos e dificuldades para realização das atividades diárias do paciente. Ele afirma que o procedimento é a única alternativa que pode melhorar a qualidade de vida. O neurocirurgião já vez mais de trezentas cirurgias de implantação do neuro estimulador, com mais de 95% de sucesso.

Naná é bastante conhecido e estimado em Montenegro e na região, com grande atuação no meio político e comunitário. Foi eleito vereador por cinco mandatos e quando presidente da Câmara também chegou a assumir a Prefeitura, além de ter sido secretário municipal. Morador de Santos Reis, também sempre teve ativa participação na sociedade local e no Olaria, um dos clubes de futebol de destaque em Montenegro e na região.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here