Cobrança deve iniciar em fevereiro na área central de Montenegro - Crédito: ACOM/Prefeitura

Iniciou nesta sexta-feira, dia 3 de janeiro, a medição e demarcação das vagas do Estacionamento Rotativo Pago, programado para entrar em funcionamento no próximo mês. A ação é acompanhada pela Diretoria de Transporte e Trânsito.

Na parte da manhã foram feitas as medições das vagas e, no período da noite, com condições climáticas favoráveis, iniciam as demarcações da Zona Azul. De acordo com a empresa Serbet Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil Ltda, responsável pela administração do Estacionamento Rotativo Pago, serão cerca de 1160 vagas numeradas e sequenciais, e um fiscal para cada setenta delas.

A empresa que venceu a licitação tem até 17 de fevereiro para implantar o estacionamento rotativo pago, dentro do prazo de 90 dias estabelecido em contrato. Isso inclui a demarcação das vagas, sinalização, instalação de 17 parquímetros, treinamento de pessoal, divulgação e orientação. Os pagamentos, além de para monitores e parquímetros, também poderá ser feito através de aplicativo em smartphones, e em estabelecimentos comerciais. Denominado “Zona Azul”, o estacionamento rotativo pago abrange a área central do município e oferece permanência máxima diária de duas horas por vaga. Portanto, mesmo que pague 2 reais pela hora estacionada, depois o motorista terá que estacionar em outra vaga, já que o estacionamento é rotativo. Motos estarão isentas, desde que estacionadas em locais delimitados. Também isenções estão previstas para idosos e deficientes físicos, desde que cadastrados. Para vagas de gastronomia itinerante, bem como caçambas de entulho, há modalidade de valor diário, desde que ambas situações estejam devidamente regularizadas.

Os motoristas terão uma tolerância inicial de 10 minutos. Depois já inicia a cobrança. Caso não pague, tem até 24 horas para regularizar, pagando 20 reais de taxa e mais o horário devido. Se não regularizar, leva multa prevista no artigo 181 do Código de Trânsito, de R$ 195,23, mais a perda de 5 pontos na carteira de habilitação e pode ser guinchado. Portanto, o prejuízo acaba sendo alto. Os próprios monitores vão avisar os policiais militares quando veículos estiverem em situação irregular.

Dias e horários de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Ruas em que será cobrado estacionamento:

  • Rua Ramiro Barcelos – entre as esquinas com Antônio Marques e Fernando Ferrari;

 

  • Rua João Pessoa – entre as esquinas da Rua Santos Dumont e da Fernando Ferrari;

 

  • Rua Capitão Cruz – entre as esquinas da Rua Santos Dumont e da Fernando Ferrari;

 

  • Rua Santos Dumont – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua Osvaldo Aranha – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua Olavo Bilac – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua São João – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da João Pessoa;

 

  • Rua José Luiz – entre as esquinas da Rua Capitão Cruz e da Dr. Flores.

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here