Área de tiro de laço deve ser recuperada e sediar rodeio em março - Crédito: Guilherme Baptista/FN

O Parque Centenário deverá viver um novo momento a partir deste ano. Pelo menos este é o desejo do prefeito Carlos Eduardo Müller, o “Kadu”.

Prefeitura promete abrir novos banheiros
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

No ano passado o parque teve graves problemas de energia elétrica, chegando a faltar luz por vários dias. Também na rede de água, agravado pelos problemas de vandalismo. Os novos banheiros, construídos próximo da área de rodeios e que deveriam estar abertos faz um ano, ainda não estão funcionando. Os dois ginásios – Normélio Petry (Azulão) e o Domingos dos Santos (Domingão) continuam interditados. O local do restaurante está ocupado provisoriamente pela Biblioteca Pública faz oito anos, enquanto o prédio no Centro Cultural está em reforma. Com isso, falta restaurante e até mesmo uma lancheria. A área de rodeios está abandonada e num dos pavilhões junto do espaço para gineteada o telhado desabou.

Ginásio Azulão deve ser reaberto em fevereiro
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Para 2019 a expectativa é de uma nova realidade num dos principais pontos de lazer, esporte e entretenimento da comunidade montenegrina e da região. Conforme o prefeito Kadu, as obras no Azulão estão prontas e o ginásio deve voltar a estar à disposição da comunidade no próximo mês de fevereiro. Segundo ele, faltam apenas alguns detalhes para a liberação do Plano de prevenção e proteção contra incêndios (PPCI) por parte dos bombeiros. Já no Domingão as obras estão sendo retomadas. O ginásio, inaugurado em 1973 junto com o Parque, está sem receber jogos faz 15 anos. Após uma reforma no telhado e piso, o caso foi parar na Justiça. O atual governo retomou a obra faz um ano, mas os trabalhos, que deveriam ser concluídos em 120 dias, foram prorrogados devido à necessidade de aditivo para a reforma do telhado. Depois deverá ser feito um novo piso e as demais melhorias. Não sem tem previsão para a conclusão dos trabalhos.

Tradicionalistas anunciaram ao prefeito realização de rodeio em março
– Crédito: ACOM/Prefeitura

De acordo com o prefeito, como a obra no prédio da Biblioteca, no centro, está pronta, aguardando a liberação do PPCI, a expectativa é de que volte para a sua sede em breve. Com isso vai desocupar o espaço para voltar a ter um restaurante no Centenário, assim como alguma lancheria, que deverão ser explorados pela iniciativa privada através de concessão. Nesta semana o prefeito e o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Léo Barreto, também tiveram um encontro com tradicionalistas, na área de rodeios.

Pavilhão que está com o telhado caindo deve ser desmanchado
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Através de parceria com as entidades, a área de rodeios deve ser recuperada e voltar a sediar eventos. O grupo, denominado como Comissão Pró Tradicionalista de Montenegro e liderado pelo presidente Edival Lopes de Oliveira, manifestou interesse em utilizar as dependências para a realização de um rodeio no mês de março, entre os dias 13, 14 e 15. Até lá devem ocorrer melhorias. O pavilhão, que está com o seu telhado desabando próximo da área de gineteada e ao lado das sedes do piquete 15 de novembro e 15ª Região Tradicionalista, deverá ser desmanchado. E os novos banheiros em breve devem estar funcionando.

Câmeras e novos espaços

As quadras de esporte, pista de atletismo e pracinhas com brinquedos estão entre os pontos mais utilizados pela comunidade no Parque Centenário. A Prefeitura inclusive anunciou investimentos na pista para corridas e caminhadas, além de locais para patins, rollers, skate e pista multiuso.

Em breve o Parque Centenário deve voltar a sediar eventos. Além do rodeio, na área de esporte para março estão programadas duas provas. No dia 22 terá MTB no Parque (montain bike)  e no dia 29 o Park Agility Run Verão 2020, com corridas em várias categorias. O parque também deverá sediar provas de montain bike, entre outros eventos. O próprio pavilhão de eventos, junto ao Azulão, poderá novamente abrigar atividades.

O prefeito Kadu Müller anunciou ainda a instalação de câmeras de videomonitoramento no parque. As filmadoras deverão coibir ocorrências de furto e vandalismo, que vem causando prejuízos como nas redes de luz e água.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here