Técnicos da RGE Sul e da Prefeitura avaliaram a rede de energia do Parque Centenário de Montenegro - Crédito: Prefeitura

Na manhã da última sexta-feira, dia 16, funcionários da empresa RGE Sul estiveram, juntamente com servidores do setor de Elétrica da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, no Parque Centenário de Montenegro, para reavaliação técnica da rede elétrica do local. A energia do Parque foi cortada pela RGE SUL por questão de segurança, devido a necessidade de reparos técnicos na rede interna do Centenário. A concessionária informou na última semana que, após os reparos, fará uma vistoria e, estando tudo dentro das normas exigidas, fará a religação.

Todo o Parque Centenário teve a luz cortada por falta de segurança, incluindo também a Biblioteca Pública (foto)
– Guilherme Baptista/FN

O Parque Centenário continua sem luz. A Defesa Civil e a Guarda Municipal, que tem suas sedes dentro do Parque, estão com gerador para pelo menos terem algumas lâmpadas ligadas. Já a Biblioteca Pública, que fica no antigo restaurante do parque, está sem luz, com lâmpadas e computadores desligados. Nestes últimos dias ainda tinha algumas lâmpadas acesas no parque porque o circo Pantanal, que está montado no interior do Centenário, conta com gerador próprio e instalou uma rede de iluminação no acesso até o local dos espetáculos.

Ajustes necessários

Após a verificação da última sexta-feira, o setor de Elétrica da Prefeitura segue promovendo alguns ajustes na rede, como trabalho de aterramento da fiação elétrica, isolamento e podas de árvores que estão perto de fios, por exemplo. A solicitação para aquisição de materiais para realização das manutenções já foi realizado pelo setor.

Após as manutenções promovidas pela Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, a RGE deverá ajustar a rede elétrica do Parque Centenário e o local retorna com seu funcionamento elétrico. Essa manobra deve ocorrer na próxima semana, segundo a Prefeitura.

Além disto, está em andamento a reformulação do projeto elétrico do Parque Centenário, que é uma ação da Administração Municipal. Esse movimento segue em análise na RGE Sul. Com recursos próprios, através da emissão da nota de empenho 2018/2917, o projeto elétrico tem um investimento de R$ 9 mil e contempla toda extensão do Parque Centenário, sem as unidades individuais (nestes casos, somente a entrada de energia).

Enviado, pela primeira vez, em setembro à RGE, pela ENGPOA – empresa contratada pela Administração Municipal para elaboração do projeto-, o mesmo passa por ajustes em apontamentos levantados pela companhia. Promovidas as alterações necessárias, o projeto é novamente encaminhado à RGE Sul onde segue em análise.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, após o recebimento das correções finais apontadas, a RGE Sul tem o prazo máximo de 60 dias para aprovação final. Após isso, a Administração Municipal encaminha o projeto aprovado para licitação e imediato início das intervenções, na sequência.

O objeto contratado pela Administração Municipal prevê a elaboração, por empresa de engenharia especializada, de projetos elétricos de baixa, média e alta tensão. O projeto completo contém redes aéreas e subterrâneas, assim como adequações necessárias das instalações já existentes de prédios e iluminação pública e, também o dimensionamento e adequações para colocar em funcionamento o chafariz do lago central.

Para a aprovação final, que a Administração Municipal estima ocorrer em breve, a Prefeitura informa que mantém frequente contato junto à RGE na busca de viabilizar essa questão. Enquanto isso, o prefeito Kadu Müller solicitou à Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente atenção ao local.

Por medida preventiva, o Parque Centenário continua com sua energia desligada. Segundo a Prefeitura, a interrupção no fornecimento de energia ocorreu em função de problema apresentado em alguns isoladores da subestação, ocorrido nos últimos dias. De acordo com o Secretário Municipal de Viação e Serviços Urbanos, Jackson de Oliveira, a energia do Parque Centenário será restabelecida nos próximos dias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here