Após oito anos de reforma, Biblioteca voltou para o Centro Cultural, mas reabertura depende do PPCI Crédito: ACOM/Prefeitura

A Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira, que neste ano completou 71 anos, estava provisoriamente instalada no antigo prédio do restaurante do Parque Centenário desde 2012. Após a conclusão da reforma, recentemente ocorreu à esperada mudança de retorno para o complexo do Centro Cultural, na Rua Capitão Cruz, centro da cidade. Todos os livros, obras, computadores e demais equipamentos já estão instalados. A parte administrativa da biblioteca também já voltou ao centro. “A biblioteca está linda”, comenta a diretora de cultura, Priscila Nunes. A diretora da biblioteca, Ana Valdeti Martins, chega a ficar emocionada com a “volta para casa”, onde as instalações são muito melhores.

Após oito anos de reforma, biblioteca voltou para o centro
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Corredor que liga biblioteca com teatro e Fundarte já está liberado
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

O corredor, que a Biblioteca com o teatro Roberto Cardona (auditório do Centro Cultural) e a Fundarte, já está limpo e liberado para a passagem dos pedestres. Foi feito também um paisagismo na frente da biblioteca. Logo na entrada quadros mostram os antigos prédios. No primeiro piso continua a biblioteca infantil, sala de reuniões e museu literário, inclusive com as edições do Fato Novo encadernadas. No segundo piso está a biblioteca adulta, além de computadores e setor administrativo. Tem inclusive elevador para acessibilidade.

Agora biblioteca conta com elevador para acessibilidade
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Em postagem no seu facebook, o atual prefeito Kadu Müller informou que está aguardando apenas a liberação do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) para a reabertura da biblioteca. E que também foram feitas melhorias no teatro Roberto Cardona. O investimento foi de R$ 383 mil, incluindo divisórias, forro, piso, esquadrias, pintura, elevador, instalações hidráulicas e pluviais, além do sistema de ar condicionado.

Biblioteca infantil vai continuar no primeiro piso
– Crédito: ACOM/Prefeitura

Devido ao tempo fechado, ainda devem ser feitos alguns reparos no teatro, como substituição de poltronas e cortinas estão sendo colocadas. Mas para que a biblioteca e o teatro possam reabrir ainda depende do PPCI. Em contato com o Corpo de Bombeiros, a informação é que o processo do PPCI do teatro e da biblioteca ainda está em análise, tendo sido pedidos alguns ajustes. E não existe previsão para liberação. Como faltam apenas três semanas para o final do atual governo, a reabertura deve ficar para a próxima administração municipal, encabeçada pelo prefeito eleito Gustavo Zanatta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here