Crédito: Prefeitura

Montenegro está entre as trinta maiores cidades do Estado que vão receber um aumento considerável no número de testagens através do programa Testar RS. “Estamos com tudo preparado”, diz a secretária municipal Cristina Reinheimer, informando que as equipes já estão treinadas e os testes serão aplicados entre 7 e 17h, na tenda Covid da Secretaria da Saúde (Assistência Social), no bairro Timbaúva. “Falta só chegar os testes”, completa a secretária, informando que serão mais cerca de 40 exames RT-PCR por dia. Serão priorizados os profissionais da área da saúde, pacientes, idosos que estão em asilos e pessoas abaixo dos 50 anos.

Conforme Cristina, hoje são aplicados em torno de 50 testes ao dia. Com os exames do Ministério da Saúde, mais doações de testes como do Rotary Club, este número deve dobrar. Ela considera que o aumento nas testagens é importante para isolar as pessoas em que for diagnosticado positivo, já que evita mais transmissões. “Aumentou muito a procura de pacientes com sintomas”, cita a secretária. Desde que a tenda Covid foi implantada, em 29 de março, entre abril e junho foram cerca de 2.600 consultas. Agora este número aumentou para mais de 300 por semana. As internações também aumentaram e o município já registra 7 óbitos. “Os leitos de UTI estão todos ocupados”, alerta. Outra preocupação é com a falta de medicamentos, como anestésicos e relaxamentos musculares, fundamentais para o tratamento de pacientes com coronavírus. Ressalta ainda que a Farmácia do município tem a disposição medicamentos para o tratamento precoce de pacientes com sintomas, mas os remédios só podem ser retirados com receita médica e a concordância do paciente.

A secretária Cristina pede que a população redobre os cuidados com a prevenção, principalmente no uso de máscara, que é obrigatório, além de distanciamento, higiene e limpeza, evitando aglomerações e obedecendo os protocolos da bandeira vermelha, em vigor no município.

375 casos confirmados

No boletim divulgado no início da noite desta segunda-feira, dia 27, foi informado que Montenegro teve mais 21 casos confirmados desde a última sexta-feira. O município agora soma 375 casos positivos acumulados, sendo 252 recuperados, 116 em recuperação e 7 óbitos. A atualização do boletim, em formato de painel de indicadores, é coordenada pela Vigilância Epidemiológica e, diariamente, acresce as informações coletadas nas últimas 24 horas.

Vale ressaltar que a faixa etária mais atingida pelo novo Coronavírus, em Montenegro, são adultos de 20 a 49 anos. Outro dado importante é o número de crianças contaminadas, com 23 casos positivos entre 0 a 9 anos de idade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here