Mutirão está oferecendo vacina e coleta com valores mais acessíveis - Crédito: Paulo Schneider

Através de um sistema de mutirão, está ocorrendo à vacinação de cavalos e coleta de material. A iniciativa, que abrange Montenegro e Pareci Novo, partiu do grupo de tradicionalistas Amigos do Cavalo.

O Desfile Farroupilha do ano passado foi marcado pela realização de protestos devido à exigência de vacina e exames de saúde dos cavalos por parte da Inspetoria Veterinária Estadual. Poucos cavalos participaram. Para que este fato não se repita, permitindo também a realização de outros eventos, como rodeios e visando facilitar o acesso a vacinação e exames, o grupo Amigos do Cavalo iniciou na última sexta-feira um mutirão. A iniciativa inclui exames da doença do Mormo e de anemia infecciosa, além da vacina contra a Influenza.

Segundo o presidente do grupo, a participação tem superado a expectativa que era de alcançar cerca de 200 animais. Através do mutirão, o custo baixou de cerca de 300 para 120 reais. Carroceiros também podem fazer contato com o grupo para que seja feita também a vacinação e coleta de forma gratuita, desde que cadastrado na Inspetoria Veterinária. Interessados devem manter contato pelos telefones 99817 5203 ou 98136 050 para agendamento. Uma nova etapa do mutirão está prevista para agosto, já que os exames têm prazo de meio ano.

Integrando a programação da Semana do Cavalo também estão previstas palestras, entre 3 e 5 de março, no Rancho Herança, sobre assuntos como manejo, alimentação e saúde do cavalo, com veterinários e especialistas.  E para entre 13 e 15 de março está programada a volta dos rodeios crioulos ao Parque Centenário, numa realização do grupo Pró Tradicionalista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here