Gringo (de camisa listrada) já organizou um protesto na última sexta-feira na RS 411 em Costa da Serra e disse que hoje terá manifestação por melhores estradas em Santos Reis - Reprodução/FN

Os citricultores comemoram a boa safra que está ocorrendo de citros, principalmente das variedades de bergamotas. E isso será motivo de comemoração nesta sexta-feira, dia 24, quando a partir das 13h30 acontece a 20ª Abertura Estadual da Safra de Citros, na propriedade de Cláudio Fernando Kauer, na localidade de Santos Reis, interior de Montenegro.

Por outro lado, os agricultores têm reclamado das condições das estradas do interior do município e das próprias rodovias, o que dificulta o escoamento da produção. Além disso, a Prefeitura de Montenegro ainda não emite o certificado fitossanitário de origem (CFO), necessário para o transporte das frutas, principalmente para outros Estados. Isso num município que é o maior produtor de citros do Estado, com uma área total plantada de 2.500 hectares de produção onde chega a colher mais de 43 mil toneladas de frutas. Dados da Emater também mostram que Montenegro é líder em número de produtores. No total, a cidade possui cerca de 650 produtores. Mas alguns produtores tiram suas notas por outros municípios, que emitem o CFO. E com isso Montenegro também perde em arrecadação.

Como nesta sexta-feira, além dos citricultores, a abertura da safra deverá ter a presença de autoridades, um grupo de produtores já informou que pretende aproveitar para realizar um protesto. Segundo Claudiomiro Tomasi, o Gringo, que organizou um protesto na RS 411 em Costa da Serra na última sexta-feira, hoje agricultores deverão levar tratores e caminhões para junto da estrada entre Santos Reis e Vapor Velho, no acesso para a propriedade onde ocorrerá a abertura da safra. “Estamos cansados de ter que transitar nessas estradas em péssimas condições”, reclamou. Além das condições do tempo, agora dificultadas com a chuva, a Prefeitura enfrenta dificuldades como falta de maquinários em condições e materiais para recuperar as estradas. Mas no acesso para a propriedade onde ocorrerá o evento de hoje foi colocada brita, o que deve melhorar as condições.

Deixe seu comentário