Crédito: Prefeitura

A Secretaria Municipal da Saúde de Maratá informou que nesta segunda-feira, dia 27, o Centro de Saúde do município realizou um teste rápido em um paciente homem, de 30 anos, o qual testou positivo para a Covid-19.

O início dos sintomas foi no dia 10 de abril, mas como são leves, foi determinado isolamento domiciliar até liberação médica. Outro teste rápido feito hoje, na pessoa que acompanhava o homem positivado, teve resultado negativo.

Também nesta segunda-feira, 27, foi realizada coleta de material de uma mulher de 67 anos, com síndrome gripal, suspeita para a doença. O material foi enviado para análise do laboratório da Universidade Feevale. Quanto a coleta realizada em outro paciente na sexta-feira, dia 24, o resultado testou negativo.

Portanto, Maratá tem agora dois casos confirmados, um caso suspeito em análise, quatro descartados e seis pessoas em isolamento sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde.

Orientações e sintomas

A Prefeitura aproveita para reforçar as medidas impostas pelos decretos municipais, para que as restrições de circulação de pessoas sejam respeitadas. Cabe aqui alertar a população para que continue ficando em casa, saindo somente para realizar o essencial. A orientação é para que apenas uma pessoa de cada família vá ao mercado, além de lavar regularmente as mãos com água e sabão, fazer o uso do álcool gel, idosos acima de 60 anos permaneçam sempre em casa, deixem suas residências bem arejadas e estejam mais de dois metros de distância das pessoas.

O uso de máscaras é outra proteção contra a doença para quem circula em áreas externas. O município está realizando a entrega de duas máscaras para cada cidadão. Por isso todos devem usar o equipamento sempre que em circulação externa.

Também é preciso ficar atento aos sintomas: coriza, tosse seca, e principalmente febre e falta de ar. Se apresentar os dois últimos sintomas, ligue imediatamente para o Plantão (996 548 322). Se apresentar outros sintomas de gripe e suspeitar que seja coronavírus, ligue para a Vigilância em Saúde de Maratá (996 997 722) para receber orientações e avaliação do caso. Quem teve contato com pessoa com suspeita ou confirmação para Covid-19, deve comunicar imediatamente a Vigilância em Saúde do município.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here