Cinco mil máscaras estão sendo distribuídas - Crédito: Prefeitura

O município de Maratá iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 24, a entrega de máscaras de tecido para a população se proteger da Covid-19. A campanha “Eu amo Maratá, eu uso máscara” foi pensada pela comissão de combate ao coronavírus e organizada pela Secretaria Municipal da Saúde, a qual realizou a compra de cinco mil máscaras. A distribuição ganhou destaque estadual, sendo destaque hoje no programa Jornal do Almoço, da RBS TV.

Agentes de saúde, motoristas e outros profissionais da saúde estão realizando a entrega dos kits e orientações de uso e higiene. A distribuição está sendo realizadas em todas as residências de Maratá, no centro e no interior, e todos os moradores cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) no município receberão um kit com duas máscaras.

Quem não estiver em casa no momento da entrega dos itens, um bilhete com orientações de retirada no CRAS é deixado na casa. Isso permite que a ação atinja a população por completo. Outra informação importante é que as equipes podem não conseguir realizar todos os roteiros nesta sexta-feira, portanto, na próxima semana ainda devem ocorrer as entregas.

Kits contam com duas máscaras de tecido
– Crédito: Prefeitura

Das cinco mil máscaras de tecido que estão sendo distribuídas, quatro mil foram fabricadas por uma empresa de Maratá, as demais foram adquiridas de outra empresa há mais dias. No total o município investiu R$ 14.320 na compra dos itens, extremamente importantes na proteção contra a Covid-19.

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o efeito protetor por máscaras é criado por meio da combinação do potencial de bloqueio da transmissão das gotículas, do ajuste e do vazamento de ar relacionado à máscara. A partir do dia 10 de maio será obrigatório o uso de máscara em Maratá. Sempre que os cidadãos saírem de casa, de acordo com o decreto 1963/2020, deverão fazer o uso do equipamento de proteção.

 

Dicas de uso e higienização das máscaras:

– A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada nem mesmo entre familiares;

– Antes de colocar a máscara faça a adequada higienização das mãos com água e sabonete ou com álcool 70%;

– A máscara deve, antes e depois do uso, ser lavada com água e sabão neutro separadamente das demais roupas, ficar de molho por 20 minutos e estar seca. Sempre que possível, passe ferro quente;

– Para colocar a máscara, pegue pelos elásticos e coloque-os atrás das orelhas. Ajuste a máscara pelas bordas para que cubra o nariz e a boca;

– As máscaras devem ser usadas por no máximo duas horas. Por isso, é importante que cada pessoa tenha mais de um item;

– Higienize as mãos antes de colocar, antes e após a retirada da proteção;

– Observe se a sua máscara está inteira, em bom estado de uso;

– Mesmo de máscara, mantenha distância de mais de 1,5 metro das demais pessoas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here