Crédito: Divulgação/FN

Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Harmonia teve que prestar atendimento em pelo menos três incêndios ocasionados a partir de queimadas rurais. Os casos foram nas localidades de Vila Rica, Nova Santa Cruz e Morro do Cedro.

A prática da queimada é proibida pela legislação ambiental, mas é usada por produtores rurais para a limpeza das áreas a fim da realização de novos plantios. A medida só pode ser adotada em caso de doenças nas lavouras e pomares.

“As queimadas provocam grandes danos ao ambiente, já que retiram recursos importantes do solo como o nitrogênio e fósforo, fundamentais para o desenvolvimento das plantas”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renê Moscon, que relata que inúmeras campanhas de conscientização já foram promovidas pela Prefeitura nesse sentido.

O comandante dos Bombeiros Voluntários, Jair Ruschel, considera alarmante o quadro, assinalando que a média anual de atendimentos a esse tipo de situação no Município é de sete ocorrências. “Recebemos os chamados e imediatamente nos deslocamos. Mas, como se trata de áreas mais afastadas e com dificuldades de acesso, houve um pouco de demora na chegada”, explica.

Os produtores envolvidos nas três queimadas foram advertidos. Em caso de reincidência, estão sujeitos a multas que podem variar de R$ 85 a até R$ 42 mil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here