Reestruturação de planos de estudos esteve na pauta do evento | Divulgação/FN

Na semana passada, aproximadamente, 50 professores da Rede Municipal de Ensino de Harmonia estiveram reunidos numa formação focada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todos os professores, desde a educação infantil até os anos finais, participaram de um total de cinco encontros, no Centro de Convivência e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço do Saber.

Para a Secretaria Municipal de Educação, foi uma semana de muita informação, reflexão e, acima de tudo, aprendizado e aperfeiçoamento para os professores. A BNCC é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em qualquer lugar do país, obrigatória para todas as escolas públicas e privadas.
Segundo a coordenadora de Educação, Denise Persch, a Base não é o currículo, mas o caminho a seguir. “Sabemos que agora cabe a cada município, a cada escola, rever o projeto político-pedagógico, reestruturar os planos de estudo na perspectiva de garantir, com qualidade, os direitos e objetos de aprendizagem e o seu desenvolvimento”, assinala.
A formação de professores ocorre uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Harmonia e o Instituto Superior de Educação Ivoti. No total, serão 40 horas, sendo que 20 horas foram realizadas nessa semana e as demais serão desenvolvidas até dezembro, ocorrendo um encontro mensal.

Deixe seu comentário