Crédito: Anderson Machado/C5 NewsPress

Vício que está por trás do câncer de pulmão, o segundo em incidência no país, o tabagismo é alvo de um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Harmonia. Na última terça-feira, ocorreu o último de um total de 14 encontros de um grupo de harmonienses que mostrou disposição em abandonar o consumo de cigarros, responsável direto também por cânceres de traqueia e brônquio.

A ação, desenvolvida junto ao Centro de Saúde, teve início em outubro do ano passado. O encontro final teve uma conversa entre os participantes e os profissionais da saúde envolvidos no projeto. Após, foi entregue um diploma a cada aluno que terminou o curso, ocorrendo ainda uma confraternização.

O grupo começou com 19 integrantes, tendo terminado com 11 que conseguiram parar de fumar. Um dos exemplos de superação é o casal Lurdes e Arnaldo dos Reis, 46 e 49 anos, respectivamente. Os dois decidiram encarar o projeto juntos. “Através da visita da agente de Saúde em nossa casa, ficamos sabendo do curso e logo tomamos a decisão de participar. Já queríamos ter parado, mas não havia o apoio necessário e aqui o tivemos”, relata Lurdes.

Ao longo do projeto, o tabagismo foi tratado em diferentes âmbitos. “Os problemas causados pelo cigarro não estão restritos somente às doenças cardiovasculares ou circulatórias, mas, também, às questões emocionais, psicológicas e nos relacionamentos sociais”, aponta José Roberto dos Santos “Zé enfermeiro”, que participou da condução das atividades com a médica Geni Leneice Herbert.

Estiveram presentes no encerramento, ainda, alguns alunos da segunda turma do curso, que iniciou seus trabalhos há alguns meses. “É importante a presença deles, pois estão no processo inicial e isso é um incentivo, um exemplo de que, com determinação e força de vontade, tudo é possível“, assinala  Geni.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here