Crédito: Anderson Machado/C5 NewsPress

Desde o início do ano, mais de 20 produtores rurais de Harmonia foram beneficiados com a abertura de açudes com auxílio da prefeitura. A ação se dá através do Programa de Incentivo à Açudagem, que promove o ressarcimento ao produtor de 50% do valor pago no serviço terceirizado.

O interessado, em posse de licenciamento ambiental, contrata o serviço de uma empresa, para maior agilidade dos trabalhos e, depois de finalizado, apresenta a nota fiscal para receber o subsídio. Nesse ano, já foram investidos cerca de R$ 15 mil na iniciativa.

“É uma alternativa para o produtor ter água para irrigação de seus pomares, das suas culturas, para suas atividades e para seus animais”, explica o secretário municipal de Agricultura, Renê Moscon. Além disso, segundo o secretário, pelo menos dez outros açudes foram construídos diretamente pela Secretaria de Obras e Viação.

Em decorrência da forte estiagem que afeta o município e todo o estado, a abertura de açudes subsidiada pela prefeitura teve crescimento. Em 2019, foram sete obras realizadas. Criado em 2014, o Programa de Incentivo à Açudagem estimula a abertura de açudes e, consequentemente, à piscicultura  como uma fonte extra de renda ao produtor, além de garantir uma reserva de água. O produtor recebe o ressarcimento de 50% do total de até oito horas de serviço de abertura, com o valor máximo de R$ 680.

Para ser contemplado no programa, o interessado precisa ser morador e ter talão cadastrado dentro de Harmonia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here