Crédito: Anderson Machado/C5 News Press

Na última terça-feira, uma comitiva de 11 prefeitos da Zona da Mata, Minas Gerais, realizou visita técnica a Harmonia para conhecer projetos na área do cooperativismo e políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social. A atividade fez parte de uma missão promovida pelo Sebrae/MG e o grupo também passou por outras cidades gaúchas.

A agenda em solo harmoniense começou às 8h30, na sede da Cooperativa Ouro do Sul, onde o grupo foi recepcionado pelo presidente da entidade, Celso José Neis, e pelos diretores Valmor Jensen e Ronei Lauxen. O encontro teve também as participações do prefeito Lico Fink (PSDB) e do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Leozildo Lira.

A reunião começou com a apresentação dos integrantes da comitiva, seguida de apresentação de vídeo institucional da empresa, que em 2019 completou 84 anos atividades. Hoje, o frigorifico, principal atividade da cooperativa, abate, diariamente, mais de 130 bovinos e 500 porcos, além de contar com uma rede de supermercados, fábrica de rações, granja e posto de combustível, tendo mais de 500 funcionários atuando nesses segmentos. “Somos uma cooperativa. Portanto, o impacto social é de extrema importância, mas nossa gestão é igual a de uma empresa privada”, ressaltou Celso Neis.

Crédito: Anderson Machado/C5 News Press

A representante comercial da Ouro do Sul Caroline Ferreira Fuhr destacou que os produtos da empresa ultrapassaram os limites do território gaúcho, chegando forte a estados como Santa Catarina e São Paulo. “Fornecemos os nossos produtos para escolas públicas de Belo Horizonte/MG”, pontuou.

Lico Fink destacou que a prefeitura exerce um papel fundamental para o desenvolvimento da economia local, em especial no setor primário. “Tivermos que diversificar nossa produção nos últimos anos, para nos adequarmos à nova realidade econômica. Para isso, realizamos vários incentivos, mas com o retorno na produção”, relatou.

O prefeito destacou o Programa de Desenvolvimento Agropecuário (Prodah), que inclusive rendeu ao Município o prêmio Gestor Público de 2015, concedido pela Assembleia Legislativa gaúcha. Já o secretário Leozildo Lira apresentou os dados sobre os incentivos promovidos pela Administração Municipal.

Os prefeitos mineiros elogiaram as iniciativas municipais, que, segundo eles, servirão de inspiração e exemplo para aplicarem em seus municípios, adaptando-as às particularidades de cada um. Após a reunião na cooperativa, o grupo seguiu para a Cachaçaria Harmonie Schnaps, onde foi conhecer um pouco do processo de produção da cachaça artesanal. A empresa harmoniense se tornou referência na produção da bebida, premiada dentro e fora do Estado, além de ser um ponto de turismo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here