Será sepultado no final da tarde desta quinta-feira, em Cruz Alta, o corpo de Dom Jacó Roberto Hilgert. O religioso, natural de Harmonia, faleceu na última madrugada, aos 94 anos de idade, ao sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Atualmente, Hilgert era bispo emérito da Diocese de Cruz Alta. Seu velório está sendo realizado na Catedral Diocesana da cidade.

Filho de Otília e Carlos Hilgert, o religioso nasceu em 27 de janeiro de 1926. Aos 8 anos de idade, inspirado pelo exemplo do tio materno, monsenhor Leopoldo Hoff, entrou no Seminário Menor de Gravataí, onde realizou os estudos do 1º e 2º grau. De 1946 a 1949, cursou Filosofia no antigo Seminário Central de São Leopoldo e Teologia, nos anos de 1949 a 1952. Foi ordenado sacerdote para o clero da Arquidiocese de Porto Alegre, por Dom Vicente Scherer, em 30 de novembro de 1952.

Inicialmente, atuou como vigário cooperador da Paróquia de Montenegro durante o ano de 1953 e, depois, da Paróquia de Camaquã, nos anos de 1954 e 1955. No ano de 1956, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Vila Rio Branco, em Canoas, onde permaneceu até o final de 1959.

O harmoniens ainda passou pelq Paróquia São João Batista, no município de Camaquã, onde permaneceu durante 16 anos. Em 1969, foi nomeado Vigário Episcopal de Camaquã.

Em 21 de julho de 1976, o Papa Paulo VI o nomeou 2º Bispo Diocesano de Cruz Alta. Ordenado bispo em Camaquã, em 26 de setembro, pelo cardeal Vicente Scherer, escolheu como lema episcopal ‘Ecce mater tua’, isto é, ‘Eis aí tua mãe’.

Sua posse canônica na Diocese de Cruz Alta ocorre em 3 de outubro de 1976. Os anos seguintes foram dedicados a conhecer a realidade da Diocese.

Em seu episcopado, um dos destaques foi a valorização da comunicação, sobretudo com o rádio, seu meio de comunicação preferido. Durante 41 anos, realizou todas as manhãs seu programa, ‘Minutos de encontro’, na Rádio Cruz Alta e em diversas outras emissoras pertencentes ao território da diocese. Sua voz forte e firme ficou conhecida e o ajudou a aproximar-se de seu rebanho. Parou com os programas de rádio apenas quando a saúde física não mais lhe permitiu.

Em 8 de maio de 2002, aos 76 anos, renunciou por limite de idade, à função de Bispo Diocesano, depois de ter estado durante 26 anos à frente da diocese. Nos anos de emiritude assumiu diversas funções, entre elas a capelania do Asilo Santo Antônio e do Santuário de Fátima, em Cruz Alta, a substituição do bispo diocesano em celebrações de crisma quando era convidado, retiros para casais, jovens, seminaristas e padres, entre outros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here