Crédito: Franciele Schuster/C5 NewsPress

Um dos políticos mais experientes de Harmonia, sendo vereador desde a emancipação, Lidio Spohr (PSDB) assumiu de forma interina o comando do executivo municipal na última quarta-feira. Tanto o prefeito Lico Finck (PSDB), quanto o vice e agora novo prefeito eleito, Ernani Forneck (PTB), estão em férias.

Morador de São Benedito e com oito legislaturas no currículo, Lídio entrou para a política a convite de Edgar Fink, quando os partidos estavam sendo organizados no recém-criado município. “Ele convidou a mim, minha esposa e meu pai, Felipe Raimundo Spohr, para entrarmos no PDS. Depois de umas duas semanas, ele voltou e me convidou para ser candidato a vereador”, relata, acrescentando que se assustou com o convite, já que era um ambiente estranho para ele.

Lidio Spohr iniciou, portanto, sua vida política com Edgar Fink e irá finalizar ela com o filho do primeiro prefeito. “Tenho 70 anos, estou aposentado e minha esposa (Liane Spohr) também. Quero cuidar da chácara onde temos alguns citros e uma granja de suínos”, projeta.

Entre as marcas do trabalho do agora prefeito interino, está a disposição em ajudar a comunidade, como, por exemplo, em encaminhamentos para atendimentos médicos em cidades da região. Na Câmara de Vereadores, Lídio conta que procurou sempre se desfocar de partidos. “Éramos adversários até a eleição. Depois, o objetivo foi sempre o Município”, destaca, ainda que isso o colocasse em situações em que, segundo ele, o melhor para todos nem sempre fosse o que muitos quisessem. A exemplo disso, ele lembra o episódio em que a prefeitura precisava autorização do Legislativo para doação do imóvel cedido para uma indústria de móveis em Morro Azul. Na época, havia uma polêmica porque parte da população queria que o local fosse destinado a uma praça. Tanto que a votação terminou empatada no Legislativo. “Como presidente da Câmara, o voto de minerva coube a mim e optei pela geração de empregos. A história mostrou que foi o mais acertado”, orgulha-se.

Lídio também foi presidente da Sociedade Milionários por seis anos. Nessa época, reformou a parte da frente da sede social da entidade, colocou telhado novo e instalou uma câmara fria no local. “Sou muito feliz porque o povo me apoiou, principalmente, a minha comunidade”, reconhece, reforçando o apoio familiar em sua trajetória.

Um dos grandes momentos dos dias como prefeito de Harmonia promete ser a entrega de uma pavimentação asfáltica em São Benedito, que vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 21. “É uma promessa que o Lico fez para mim na minha última candidatura, quando já nem queria concorrer mais. Ele cumpriu sua palavra, fico feliz porque trabalhei por esse asfalto”, conclui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here