Um dos políticos mais experientes de Harmonia, sendo vereador desde a emancipação, Lidio Spohr (PSDB) assumiu de forma interina o comando do executivo municipal na última quarta-feira. Tanto o prefeito Lico Finck (PSDB), quanto o vice e agora novo prefeito eleito, Ernani Forneck (PTB), estão em férias.
Morador de São Benedito e com oito legislaturas no currículo, Lídio entrou para a política a convite de Edgar Fink, quando os partidos estavam sendo organizados no recém-criado município. “Ele convidou a mim, minha esposa e meu pai, Felipe Raimundo Spohr, para entrarmos no PDS. Depois de umas duas semanas, ele voltou e me convidou para ser candidato a vereador”, relata, acrescentando que se assustou com o convite, já que era um ambiente estranho para ele.
Lidio Spohr iniciou, portanto, sua vida política com Edgar Fink e irá finalizar ela com o filho do primeiro prefeito. “Tenho 70 anos, estou aposentado e minha esposa (Liane Spohr) também. Quero cuidar da chácara onde temos alguns citros e uma granja de suínos”, projeta.
Entre as marcas do trabalho do agora prefeito interino, está a disposição em ajudar a comunidade, como, por exemplo, em encaminhamentos para atendimentos médicos em cidades da região. Na Câmara de Vereadores, Lídio conta que procurou sempre se desfocar de partidos. “Éramos adversários até a eleição. Depois, o objetivo foi sempre o Município”, destaca, ainda que isso o colocasse em situações em que, segundo ele, o melhor para todos nem sempre fosse o que muitos quisessem. A exemplo disso, ele lembra o episódio em que a prefeitura precisava autorização do Legislativo para doação do imóvel cedido para uma indústria de móveis em Morro Azul. Na época, havia uma polêmica porque parte da população queria que o local fosse destinado a uma praça. Tanto que a votação terminou empatada no Legislativo. “Como presidente da Câmara, o voto de minerva coube a mim e optei pela geração de empregos. A história mostrou que foi o mais acertado”, orgulha-se.
Lídio também foi presidente da Sociedade Milionários por seis anos. Nessa época, reformou a parte da frente da sede social da entidade, colocou telhado novo e instalou uma câmara fria no local. “Sou muito feliz porque o povo me apoiou, principalmente, a minha comunidade”, reconhece, reforçando o apoio familiar em sua trajetória.
Um dos grandes momentos dos dias como prefeito de Harmonia promete ser a entrega de uma pavimentação asfáltica em São Benedito, que vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 21. “É uma promessa que o Lico fez para mim na minha última candidatura, quando já nem queria concorrer mais. Ele cumpriu sua palavra, fico feliz porque trabalhei por esse asfalto”, conclui.