Moradores bloquearam via no Morro Santo Antônio por conta da demora na solução do problema (Crédito: Facebook/Reprodução)

A comunidade do Morro Santo Antônio, em Harmonia, ficou um bom tempo às escuras nessa semana. A queda de postes da rede de energia que atende a localidade prejudicou o fornecimento, seriamente, entre a madrugada da terça e a tarde da quinta-feira.

Indignados, moradores fizeram protesto – bloqueando uma via na localidade – para cobrar a RGE, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica na área, pela demora nos reparos necessários e também pelas quedas frequentes de energia. Tratores ficaram atravessados sobre a estrada.

 A concessionária, por sua vez, emitiu nota atribuindo a responsabilidade do problema à prefeitura de Harmonia. O texto aponta que a queda de cinco postes “foi causada por equipe da Prefeitura Municipal que executava obras de alargamento da via”. A empresa completa que assim que acionada iniciou o atendimento no local, com duas equipes compostas por 10 técnicos, para normalizar os serviços aos 134 clientes atingidos.

Fornecimento de energia foi restabelecido na tarde de ontem (Crédito: Facebook/Reprodução)

Contatada pelo Fato Novo, por meio de sua assessoria de comunicação, a administração harmoniense questionou o texto da RGE, acusando essa de descaso com a própria administração e a comunidade. Conforme resposta da prefeitura, na manhã do dia 28, o secretário municipal de Administração e Fazenda, Antônio Kunzler, protocolou o pedido de reparo pelo canal da RGE Sul com os órgãos públicos, sendo informado de que o serviço seria feito até a final da madrugada do dia seguinte. Kunzler também entrou em contato com a Gerência de Relacionamento com o Poder Público da companhia, ressaltando a urgência do reparo.

O prazo inicial de solução do caso, assinala a nota da administração, não foi cumprido. Na manhã do dia 29, já eram três postes caídos, pela tensão dos cabos na queda da primeira estrutura, somada ao fato do terreno estar encharcado pela chuva. O fato ainda danificou um transformador na área, sendo necessária outra equipe para conserto, trabalho executado somente na quinta, após os protestos.

Área onde poste cedeu havia passado por obras em janeiro (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Harmonia)

Ainda segundo a nota da prefeitura de Harmonia, não havia trabalho de alargamento de via em execução no momento em que caíram os postes. “A avenida de Morro Santo Antônio está em obras desde janeiro desse ano e, em fevereiro, a prefeitura havia solicitado deslocamento dos postes da RGE Sul que estavam no traçado do leito da via. A companhia informou que não fazia esse tipo de operação, que teria que ser realizada por empreiteira paga pelo Município. A prefeitura elaborou, então, um projeto técnico para poder realizar a obra, que só foi autorizado pela RGE na última semana”, relata o texto.

Alguns postes acabaram ficando num corte de barranco, dentro do traçado da via. Com as chuvas intensas dos últimos dias, o terreno ficou instável e a erosão derrubou o primeiro poste, que teria provocado a queda dos demais.

1 COMENTÁRIO

  1. Só para lembrar, este poste que caiu, segundo os técnicos da RGE não representava perigo. A RGE, foi avisada, vieram ver, e nada fizeram.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here