Crédito: Anderson Machado/C5 NewsPress

Uma aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço do Saber, de Harmonia, obteve destaque em ação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). Uma redação de Natália Luisa Bartzen foi a vencedora da Fase Regional do Concurso Agrinho 2019.

A harmoniense, que em seu texto sobre o meio ambiente enfocou o vazamento de petróleo que atingiu o litoral brasileiro nesse ano, superou concorrentes de outras cidades do Vale do Caí e também dos vales do Taquari e Jacuí. O prêmio para talentosa aluna foi uma bicicleta, entregue pelo supervisor da Região dos Vales do Senar/RS, Ricardo Lopes de Almeida, no último dia 19. A professora Carina Maria Hilgert Mossmann também foi premiada, recebendo um aparelho de som. O ato teve as presenças do prefeito Lico Fink, do secretário municipal de Educação, Fabiano de Campos Silva, e da coordenadora da pasta, Denise Persch, além da diretora da escola, Márcia Hartmann e do pai da estudante, Fábio Canisio Bartzen.

O meio ambiente foi o tema proposto pelo concurso do Senar e, segundo a professora, foi trabalhado em sala de aula com leituras, documentários e discussões. “Também foi estudada a estrutura do texto dissertativo, exigido pelo concurso e utilizado na redação do Enem e de vários vestibulares”, relata Carina

Sobre a abordagem da tragédia ambiental no litoral, Natália assinala que

“era algo que estava se falando muito”. Já a diretora da escola ressalta que ficou emocionada pela conquista da aluna. “Acreditamos no potencial de nossos estudantes. Esse prêmio é um fruto do que é plantando aqui, pois o acesso à leitura não falta em nossa escola”, destacou.

O concurso do Senar/RS teve participação de escolas de mais de 100 municípios gaúchos e buscou despertar a consciência da cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente. Ele foi dividido em três categorias de desenho e de textos, separadas por séries.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here