Oficina de culinária foi oferecida aos estudantes (Crédito: Divulgação/FN)

Uma iniciativa da professora Taís Fritsch de Lima, com o apoio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudente de Moraes, de São Benedito, com coorientação da professora Adiocélia Albuquerque, levou os alunos do contraturno e do terceiro e quarto anos do ensino fundamental a realizarem uma expedição investigativa a fim de conhecer a localidade harmoniense, suas belezas naturais e produção de citros. O projeto sobre frutas cítricas teve início em abril desse ano e está agregando conhecimento aos estudantes.

Os participantes visitaram propriedades rurais para conhecer mais sobre suas atividades. Também tiveram encontro com a nutricionista Monique Hans, que trouxe uma oficina de culinária com bolo de limão e bergamota e suco de limão.

Dentro do tema, os alunos descobriram a importâncias das frutas cítricas para a saúde, como fonte de vitamina C, resultando em benefícios para pele e cabelos. Aprenderam sobre o raleio das mesmas, quando o produtor retira uma parte das frutas do pé para que não haja uma super produção e perda da qualidade do produto na mesa do consumidor, sendo assim aproveitados na indústria como óleos essências que dão origem a bebidas, perfumes, cosméticos, aromas em alimentos, cremes, xampus, desodorantes e florais na saúde.

Oficina de culinária foi oferecida aos estudantes (Crédito: Divulgação/FN)

Durante o período de férias, em julho, os estudantes tiveram como tarefa conjunta com suas famílias descobrir o nome e endereço de agricultores do Município, onde, através do uso das tecnologias, mapearam esses produtores e criaram um acervo digital para pesquisa. No último dia, os alunos tiveram, ainda, uma palestra sobre elaboração de proposta de um programa de uso mais sustentável de agrotóxicos em propriedades de agricultura familiar na comunidade rural de Harmonia, com o gestor ambiental Tiago Altenhofen.

O projeto está em pleno desenvolvimento e a cada semana os alunos buscam novas respostas às suas perguntas. Em breve, os resultados serão divulgados para a comunidade. O trabalho pode ser acompanhado na página no Facebook Harmonie Früchte Conhecendo a agricultura dos cítricos em Harmonia-RS.

O projeto conta com o apoio das secretarias municipais da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente, além da Emater.

Deixe seu comentário