A cidade de Harmonia recebeu, no último dia 21, um grupo de holandeses em ação que fez parte da programação do Encontro Brasil & Holanda de Bioenergia, organizada no Estado pela Fiergs. O ato, no Salão Fink, teve as presenças dos prefeitos Lico Fink (PSDB) e Hélio Müller (PP), de Tupandi, e de outras lideranças políticas e empresariais locais.

Já a comitiva estrangeira representou empresas que trabalham com a geração e aproveitamento de biogás. O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Harmonia, Leozildo Luira, apresentou alguns dados do Município, em especial sobre a produção agrícola local. Em sequência, a equipe técnica da Arquea explicou aos presentes a viabilidade da implantação do biodigestor em Harmonia, como os dados referentes à análise sobre o dejeto de suínos realizado no laboratório da Univates.

No futuro próximo, iremos concretizar este belo projeto, permitindo o aumento na produção e, consequentemente, uma produção sustentável e modelo para o país” assinalou Lico Fink.

Crédito: Fiergs/Divulgação

Em seguida, os integrantes da comitiva apresentaram os projetos em funcionamento em outros países e a tecnologia possível para implantação em Harmonia. Enalteceram a fonte de energia disponível e o incentivo por parte do poder público para a concretização do projeto.

Ao final do dia, a comitiva visitou as instalações da UPL da Cooperativa Ouro do Sul, na Vila Floresta, e a futura área para instalação do biodigestor, na localidade de Vila Rica. O roteiro foi finalizado com passagem pela Cachaçaria Harmonie Schnaps.

Deixe seu comentário