Desde 2013 uma única câmera funciona no centro /Arquivo/FN

Faz cinco anos que o centro de Feliz tem uma única câmera de videomonitoramento. A filmadora, que inclusive já ajudou na prisão de acusado de furto de carro e outros delitos, foi instalada em 2013 numa parceria entre a Brigada Militar e a empresa Bommtempo Tecnologia e Informação. A filmadora, que fica próximo aos bancos, na esquina das ruas Tiradentes e Fernando Ferrari, é insuficiente para cobrir todo o centro. Por isso sempre houve uma cobrança da comunidade no sentido de se instalar mais câmeras, visando garantir mais seguranças. Várias reuniões ocorreram, com a participação de comerciantes, Prefeitura, Brigada e Polícia. E um projeto para a instalação de câmeras em pontos estratégicos foi apresentado pela Brigada. Mas devido a falta de recursos, o videomonitoramento nunca saiu do papel.

Em outros municípios da região o videomonitoramento já funciona. É o caso de Bom Princípio, que conta com seis câmeras. E também em Tupandi, Caí, Pareci Novo e Montenegro. Conforme a Prefeitura de Feliz, está se buscando recursos junto ao Governo Federal. Um recurso já teria sido garantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Entretanto, quem é responsável pela coordenação e execução é a Telebrás. Diferente dos outros recursos, que vem direto e o município gerencia, esse foi direto para a Telebrás. E ainda depende dessa liberação. Por isso ainda não existe nenhuma previsão para que a Feliz finalmente tenha o seu videomonitoramento.

Os municípios da região estão assinando convênio com o Governo do Estado através do Sistema de Segurança Integrada (SIM/RS). Além de facilitar a aquisição de equipamentos, o objetivo é a integração dos municípios através do videomonitoramento e do cercamento eletrônico. Municípios que integram a área do 27º BPM, como a Feliz, terão uma central de videomonitoramento no Caí. E os demais, do 5º BPM, em Montenegro. Policiais militares que estavam na reserva poderão atuar no monitoramento das câmeras, liberando os demais para irem para as ruas.

Câmeras na prefeitura

Foram instaladas vinte câmeras de videomonitoramento, mas na parte interna e externa da Prefeitura de Feliz. O investimento visa a garantia de conservação do patrimônio público. Recentemente a Prefeitura e também os banheiros da Praça Lidovino Fanton foram alvo de atos de vandalismo. Através de pedradas, foram quebrados vidros de porta e janelas.

Deixe seu comentário