Leandro e Moisés com uma amostra das embalagens - Divulgação/FN

Os produtos europeus são tidos como sinônimo de excelência no mercado, devido suas exigências quanto ao processo, qualidade e eficiência. É natural vermos projetos inovadores vindos do exterior. Mas, também é possível termos produtos com altíssima qualidade e conformidade no Brasil.

Um exemplo deste cenário é a empresa Plastiweber, que atua há mais de 23 anos no ramo de embalagens e resinas recicladas. Com o propósito de criar uma economia circular para o plástico, a empresa com sede em Feliz entrega ao mercado soluções em embalagens plásticas flexíveis, produzidas através de um ciclo seguro de logística reversa, que faz com que o plástico pós-consumo se torne matéria-prima para uma nova embalagem.

Este processo já validado por clientes nacionais e multinacionais, agora conquistou também a certificação europeia EuCertPlast (European Certification of Plastic Recyclers), sendo a primeira empresa da América com uma das mais importantes certificações de qualidade e conformidade de plásticos reciclados no mundo.

A certificação EuCertPlast reúne garantia da rastreabilidade dos materiais plásticos (em todo o processo de reciclagem e na cadeia de abastecimento) e na qualidade do conteúdo reciclado no produto final, tendo sido criado com o objetivo de reconhecer recicladores que operam de acordo com altos padrões através da implementação das melhores práticas.

Divulgação/FN

​​Por ter em seu DNA o compromisso de entregar produtos de alto padrão e performance ao mercado, a Plastiweber sempre buscou as mais exigentes certificações do setor da reciclagem para comprovar e assegurar a seus clientes a qualidade e segurança de seus produtos.

A certificação EuCertPlast garante aos clientes que os plásticos pós-consumo processados ​​pela Plastiweber são tratados de acordo com as melhores práticas e com respeito ao meio ambiente.

Além do EuCertPlast, em 2018 conquistou a Homologação SMETA/Sedex, sendo a única empresa recicladora no Brasil com o selo, que serve de referência para mais de 50 mil grandes marcas de produtos a nível global, garantindo que a empresa opera dentro das leis trabalhistas, fiscais, ambientais, segurança e ética empresarial, como também o selo Senaplas, que valida o trabalho da empresa e produto quanto a legislação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Logística Reversa e qualidade.  

A Plastiweber

Uma empresa que iniciou suas atividades em 1997 pensando na quantidade de plástico utilizado na sociedade e na importância de buscar uma solução para toda esta demanda. Desde lá vem gerando uma logística reversa integral, coletando os resíduos plásticos flexíveis da sociedade e entregando novas embalagens de alto padrão e performance técnica a seus clientes.

A Plastiweber atende os mercados alimentício, de bebidas, home e personal care, pet food, moveleiro e calçadista, com filmes plásticos flexíveis e agora comemora entregar aos seus clientes  o primeiro plástico reciclado certificado EuCertplast da América! A empresa possui o projeto  Nature Cycle, aonde entrega a seus clientes embalagens 100% recicladas, produzidas a partir de material pós-consumo, coletados em supermercados, cooperativas e direto no próprio cliente, realizando assim uma Logística Reversa Integral.

O Nature Cycle entrega ainda aos clientes a possibilidade de impressão de um QR Code no filme, por meio do qual o cliente final pode acompanhar os benefícios socioambientais gerados ao utilizar a embalagem, fazendo com que as marcas se comuniquem com seus consumidores e promovam uma consciência social. Além disso, os clientes ou parceiros do projeto, como são intitulados, apoiam ações sociais desenvolvidas pela empresa como o Escola Sustentável, Resíduos pela Vida e Natal Mais Feliz.

A Economia Circular

O início da pandemia da COVID 19 mostrou o plástico ainda mais essencial nas diferentes áreas e com esta realidade se passou a falar mais sobre  a forma de consumo e produção, que até pouco tempo era linear, que vem dando espaço a uma economia circular, aonde o produto de hoje serve de matéria-prima para o produto de amanhã.

Este ciclo circular, segue o princípio da natureza, aonde os elementos se transformam e assim já acontece com produtos e serviços mundo a fora. E o plástico é um dos elementos mais atuantes desta cadeia, devido a sua capacidade de transformação e durabilidade.

Assim, passa-se a observar que o plástico não é um problema, mas sim uma grande solução, e é fundamental que o seu descarte seja feito de forma correta, gerando benefícios a sociedade como um todo e ao meio ambiente.

A cada tonelada de plástico reciclado um novo emprego é gerado, 2.000 kg de gases do efeito estufa são evitados, o consumo de 1.190 litros de petróleo, 7.892 litros de água e de 3.020kwh de energia elétrica são reduzidos, além é claro de evitar a destinação de plástico na natureza.

Crédito: Aline Assmann – Consultora de Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here