Foram asfaltados 4,7 quilômetros da Estrada Júlio de Castilhos e mais 620 metros na estrada do Vale do Lobo Crédito: Simone Ludwig/Prefeitura

O último sábado, dia 15, foi de comemoração, em especial para as comunidade de Escadinhas, Roncador e Vale do Lobo. Isto porque, a Administração Municipal de Feliz entregou oficialmente, o tão sonhado asfalto da Estrada Júlio de Castilhos e um trecho de pavimentação na Estrada do Vale do Lobo.  A cerimônia ocorreu na Escola Conselheiro Braun e contou a presença do prefeito Albano Kunrath; da primeira-dama, Cristina; do vice-prefeito Nélson Martiny; do representante do deputado Estadual Gabriel Souza, João Godoy; secretários municipais, vereadores, autoridades locais e moradores.

Segundo a Prefeitura, é a maior obra de pavimentação asfáltica da história do município. A Prefeitura investiu em torno de R$ 4 milhões nas obras, sendo que R$ 1,5 milhão foi financiado junto ao Badesul e o restante foram recursos próprios. A extensão total da obra asfáltica da Estrada Júlio de Castilhos foi de 4,715 metros, sendo que ela foi iniciada logo após a estrada do Canto Christ e foi até a divisa com o município de São Sebastião do Caí. Enquanto o Vale do Lobo recebeu 620 metros.

O prefeito Albano lembra que a Júlio de Castilhos é a mais antiga estrada de ligação da Capital à Serra Gaúcha e hoje ela interliga os municípios de São Sebastiao do Caí, São José do Hortêncio e o Vale do Sinos. Além do mais, tem ligação com as comunidades de Escadinhas, Vale do Lobo e Roncador, onde provem a maior produção primária do município. Ele ressalta que foi a maior obra de infraestrutura já realizada durante os 59 anos de Feliz, sendo que foi investido 66% com recursos próprios. “O asfalto gera automaticamente desenvolvimento, crescimento e acima de tudo qualidade de vida para os usuários que são beneficiados com a obra”, afirma. “Sabemos que muitas comunidades estão reivindicando, tanto que sempre que a administração faz uma pesquisa, sempre a primeira demanda é asfalto e calçamento. Temos vários projetos já elaborados em outras comunidades e estamos buscando incansavelmente recursos para contemplar outras regiões também”, completa, esperando que a partir do próximo ano o município possa receber mais recursos para investir em melhorias.

Histórico

A estrada Júlio de Castilhos é a principal via de escoamento da produção primária do município e tem importância histórica para Feliz.  Ela foi a primeira ligação entre Porto Alegre e Serra. Partia de São Leopoldo, passava por Portão, São Sebastião do Caí e seguia em direção a Feliz, passando por Vigia e Escadinhas, chegava a Farroupilha e terminava na divisa com Santa Catarina. Era considerada a principal estrada do Rio Grande do Sul na época, há mais de 100 anos. (GSB)

Foto: asfalto julio de castilhos feliz 1 – Foram asfaltados 4,7 quilômetros da Estrada Júlio de Castilhos e mais 620 metros na estrada do Vale do Lobo

Crédito: Simone Ludwig/Prefeitura

Deixe seu comentário