Premiação foi entregue na última terça-feira Crédito: Inézio Machado

Investir na educação gera desenvolvimento social e econômico. E mais uma vez Feliz foi reconhecido pelo ensino de qualidade que proporciona aos estudantes. Isto porque, o município conquistou o 1º lugar em Excelência em Educação do Vale do Caí, pelo Projeto Educação em 1º lugar, promovido pela Comissão Organizadora do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, representada pelo Instituto São Leopoldo 2024 e pelo Grupo Sinos.

A cerimônia de diplomação ocorreu na manhã da terça-feira, dia 23, no auditório Grupo Sinos, com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva e do Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer. Receberam o prêmio o prefeito Albano Kunrath, a Secretária de Educação e Cultura, Marcia Fetzer e o presidente do Corede Vale do Caí, Alzir Aluisio Bach. Também receberam a diplomação os municípios de Campo Bom (1º lugar Vale dos Sinos) e Três Coroas (1º lugar Vale do Paranhana).

Entre os 52 municípios que contemplam as regiões, os três municípios: Feliz, Campo Bom e Três Coroas, cumpriram integralmente as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, desde a sua criação, no ano de 2005 até a avaliação de 2017. O projeto tem como objetivo motivar as comunidades de 52 cidades da região, Berço da Imigração Alemã, lançando o desafio para que as cidades busquem atingir e suplantar os índices do IDEB até o ano do Bicentenário da Imigração Alemã, em 2024.

Conforme destaca Marcia, a comissão está fazendo uma série de trabalhos sociais e educacionais em virtude de que em 2024, será comemorado os 200 anos da imigração alemã em São Leopoldo. ‘E eles se basearam  em três pilares: a fé, a cultura e o trabalho. E a partir disso chegaram na educação e através de uma análise do IDEB, Feliz se destacou no Vale do Caí e recebeu esta importante diplomação de Excelência em Educação’, explica. ‘A avaliação do IDEB vem desde 2005, dos anos iniciais e finais e nós estamos sempre em fase crescente nos números ‘, aponta a secretária.

Importância do reconhecimento

Albano salienta que este reconhecimento é fruto de um trabalho continuado pela atual administração, especificamente na área da educação. ‘Já fomos contemplados em 2010 com o prêmio de Cidade mais Alfabetizada do Brasil e essa premiação vem ao encontro desse título’, afirma o prefeito. ‘É o resultado do trabalho de toda Secretaria. Por isso, é importante parabenizar todos estes profissionais pelo empenho e dedicação que cada um deles têm demonstrado na área, pois a educação é o pilar do desenvolvimento de um município’, acrescenta.

Marcia faz questão de reforçar que o mérito é também de toda equipe educacional do município. ‘Hoje nós não temos praticamente filas de espera em creches, temos alemão e inglês desde o jardim, nossos professores têm formações contínuas. Isso tudo faz com que colhamos bons frutos’, afirma. ‘Estamos extremamente felizes com mais esse prêmio, pois ele é mérito de toda equipe que faz parte da educação. Nessas horas que notamos ainda mais que todo empenho e dedicação trazem resultados’, reconhece.

 

Veja os índices de Feliz:

IDEB 2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017
S.FINAIS 3,7 4,6 4,6 4,9 5,1 5,1 5,5
S.INICIAS 4,4 5,3 5,6 6,1 6,5 6,3 6,5

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here